Diretrizes para Submissão de Dossiês Temáticos

A Revista Interdisciplinar Sulear publica dossiês temáticos selecionados por meio de chamada pública. A intenção com essas publicações é reunir pesquisadores de diferentes universidades, nacionais e internacionais para dialogar com campos temáticos urgentes da educação que apresentam interface com a interdisciplinaridade, educação libertadora, decolonidade.

A Revista Interdisciplinar Sulear apresenta duas modalidades de chamadas para publicação de dossiês temáticos: a) temática definida pela Equipe Editorial da Revista; b) temática proposta professores e pesquisadores de instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiras

Os dossiês com temáticas definida pela equipe editorial poderão ser organizados pela própria equipe editorial, ou poderão ser organizados por pesquisadores da área de educação. Neste último caso haverá uma chamada pública para os interessados, com as devidas orientações.

No caso dos dossiês com temáticas sugeridas por professores e pesquisadores de instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiras, os interessados deverão apresentar uma proposta à Equipe Editorial da Revista. Essa proposta deverá apresentar a ementa do dossiê com justificativa da temática, objetivo do dossiê e o foco e abrangência dos artigos.

Os proponentes devrão possuir reconhecida competência acadêmica na área temática sobre a qual versa o Dossiê e terem seus currículos Lattes atualizados, bem como o registro ORCID.

Após o aceite da proposta, os organizadores são responsáveis pelo fluxo do dossiê que inclui:

  • Divulgação da proposta, definição de prazos e chamada para recepção de artigos.
  • Aceite dos artigos, bem como o envio a pareceristas ad hocpara avaliação às cegas.
  • Formatação e normalização dos artigos conforme as diretrizes para autores.
  • Redação da apresentação e do prefácio do dossiê.

A Equipe Editorial acompanhará e dará todo o suporte necessário, aos organizadores, durante todas as etapas de preparação do dossiê.

Diretrizes Gerais para composição do Dossiê.

O dossiê deverá ser composto por no mínimo 6 e no máximo 12 artigos.

Os artigos deverão seguir as Diretrizes para Autores, constantes da página da Revista; obedecendo, ao número mínimo e máximo de páginas.

O dossiê não poderá ter mais que 1 (um) artigo do mesmo autor.

Para evitar a endogenia, somente serão aceitos até 20% porcento do total de autores de uma mesma instituição nacional ou internacional;

Os artigos podem ser escritos nos idiomas português, espanhol e inglês. Os artigos submetidos em idioma estrangeiro deverão apresentar uma declaração assinada por um revisor especialista da língua.

Os artigos para a composição do dossiê devem ser enviados exclusivamente por meio do portal da revista;

Todos os artigos submetidos para o dossiê passarão pelo processo de avaliação descritos na Política de Avaliação pelos pares e poderão ser ou não publicados pela revista.

Os artigos que, embora aprovados, não forem publicados no dossiê poderão ser publicados em outros números como parte da demanda normal da revista, se for do desejo dos autores.