MATERIAIS PEDAGÓGICOS MUSICAIS EM SALA DE AULA

Autores

  • Erickson Rodrigues do Espírito Santo Universidade do Estado de Minas Gerais

Resumo

Esse trabalho versa sobra a ação pedagógica e educacional por meio da elaboração de materiais pedagógicos musicais que foram construídos pelos alunos do 6º e 8º anos da Escola Núcleo São Rafael de Seara-SC, no componente curricular Arte. Concepções e práticas músico-pedagógicas na produção de materiais didáticos para o ensino de música, consistem na diversidade e pluralidade cultural da produção de materiais didáticos e sua articulação de propostas de composição, execução e apreciação musical, pertinentes ao contexto escolar, tendo por base o ponto de vista educacional de Carl Orff. Esse projeto se justifica em dados teóricos e fáticos que contemplam o ensino da música como articuladora do processo ensino/aprendizado que aponta nessa esteira educacional a busca pelo reconhecimento de seu espaço no ambiente escolar, bem como seus benefícios inerentes à educação, assim essa proposta vai ao encontro de um novo horizonte estético musical, onde potencializa no aluno toda sua criatividade lúdica, estética e musical. Após analisar tais afirmações, deparou-se com a seguinte problemática: Como os materiais pedagógicos musicais podem ser utilizados no processo ensino/aprendizagem? A fim de responder tal questionamento, surge o objetivo: Estimular a criação de novos materiais didáticos pedagógicos musicais. A hipótese está assentada sob a perspectiva de que a construção de materiais pedagógicos direcionados à música será um aporte interdisciplinar à educação no que se refere ao processo de musicalização. Por conseguinte, a compreensão da importância de uso de materiais didáticos musicais nas aulas de Arte é de grande valia no que tange o desenvolvimento da expressão rítmica, bem como no fazer e no aprender musical.

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Publicado

09-09-2019

Como Citar

Espírito Santo, E. R. do. (2019). MATERIAIS PEDAGÓGICOS MUSICAIS EM SALA DE AULA. Revista Interdisciplinar Sulear, (1). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/3975

Edição

Seção

Artigos