DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE SATURAÇÃO EM QUÍMICA NO CONTEXTO DA EXPERIMENTAÇÃO

Autores

  • Marciana Almendro Davi Universidade do Estado de Minas Gerais

Resumo

Neste artigo apresentamos um episódio sobre o desenvolvimento do conceito de saturação, ocorrido durante uma atividade prática que envolveu o preparo de uma solução, como parte do protocolo de análise do parâmetro de qualidade da água: oxigênio dissolvido. Essa atividade foi aplicada por estagiários do PIBID, no âmbito de um projeto de investigação sobre a qualidade da água e o episódio, ocorreu num tempo inferior a 15 minutos, ao longo de uma aula de 50 minutos. Para a construção do episódio, relacionamos os eventos temporais dos relatos do estudante com o nível de complexidade do seu pensamento sobre o conceito de solução saturada. Para situar a pesquisa na linha do desenvolvimento conceitual, buscamos na literatura da área identificar os estudos sobre processos de aprendizagem escolar que pudessem contribuir para essa investigação. Os dados analisados foram as gravações em áudio obtidas durante a atividade prática e entrevista retrospectiva, realizada posteriormente. O episódio foi representado por um gráfico que classificou os eventos de pensamento do estudante em diferentes níveis de complexidade

Downloads

Publicado

09-07-2018

Como Citar

Davi, M. A. (2018). DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE SATURAÇÃO EM QUÍMICA NO CONTEXTO DA EXPERIMENTAÇÃO. Revista Interdisciplinar Sulear, (1). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/3981

Edição

Seção

Artigos