A cultura indígena nas escolas: decolonialidade na perspectiva SULear

Autores

  • Jacqueline Castro Gonçalves
  • Carlos Roberto Silva de Araújo

Resumo

A organização das populações indígenas em prol do direito de serem reconhecidos em sua diversidade produziram mudanças sociais e ocasionaram a criação de ações e políticas públicas mais específicas de proteção e reconhecimento das diferenças. No entanto, as consequências de séculos de invisibilidade e omissões por parte do poder público e da sociedade de maneira geral, respaldadas por uma historiografia oficial que inferiorizou e oprimiu os indígenas, ainda repercutem na sociedade brasileira. Assim, este artigo surge com a proposta de refletir sobre as escolas enquanto um espaço de aprendizado e reflexão, onde o ensino da cultura indígena, impulsionado pela Lei 11.645/08 em instituições escolares, torna-se um ponto diferenciado para a formação de sujeitos mais conscientes, compreensivos e cientes de sua cidadania. Discute-se, ainda, o papel dos materiais didáticos neste processo.

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Publicado

04-10-2019

Como Citar

Gonçalves, J. C., & Araújo, C. R. S. de. (2019). A cultura indígena nas escolas: decolonialidade na perspectiva SULear. Revista Interdisciplinar Sulear. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/4155