Os filósofos têm apenas interpretado o mundo de maneiras diferentes; a questão, porém, é transformá-lo.
Resumo
Compreendendo a contribuição da obra freireana para a legítima formação de educadores e educadoras enquanto agentes ativos no processo de desestruturação do neoliberalismo, este texto busca discutir a ressignificação do ser docente frente as dificuldades do século XXI. Para tanto, como análise central, adotamos a obra “Pedagogia do Oprimido”, a qual, em diálogo com outras produções do patrono da educação brasileira, permite-nos apontar para a educação e seus sujeitos sob uma ótica que, aprofundada e relacional, compreende o neoliberalismo como problema capital. Este, como premissa a sustentá-lo, volta-se com obliterada e desumanizadora perspectiva aos sujeitos educativos e à educação enquanto empreendimento formador e estruturante da realidade social. Nesse sentido, defendemos, enquanto o neoliberalismo e suas estruturas fundantes prefigurarem como resposta de construção societária, Paulo Freire e toda sua vasta obra proporcionarão análises contemporâneas e profícuas acerca da educação e das relações nela engendradas.
Referências
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 53. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 30ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. 1° ed. Unesp, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17° ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Política e Educação. 8° ed. São Paulo: Vila das Letras, 1997.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 13. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Escola Sem Partido: Esfinge que Ameaça a Educação e a Sociedade Brasileira. 1ed. Rio de Janeiro: Laboratório de Políticas Públicas, 2017.
GADOTTI, Moacir. Diálogo e conflito, pensamento e ação: uma perspectiva freireana no século XXI. In: Seminário Internacional, Valência, 2001.
GADOTTI, Moacir. Paulo Freire e a educação popular. Revista Proposta, nº 113, São Paulo, 2007.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia alemã. 1ed. São Paulo: Expressão Popular, 2009
STRECK, Danilo; REDIM, Euclides; ZITKOSKI, Jaime. Dicionário Paulo Freire. 2º ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.