DIAGNÓSTICO DE ESTUDOS ACADÊMICOS SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DIFERENCIADA INDÍGENA
Palavras-chave:
comunidades indígenas, escolas diferenciadas, etnoeducaçãoResumo
A proposta da educação escolar diferenciada indígena compõe um campo de prática educacional e de investigação que pressupõe a integração dialógica, construtiva e coparticipante entre culturas. Ela vem sendo objeto de estudos, pesquisa-ações e intervenções de cunho investigativo e construtivo. Com a intenção de analisar até que ponto a educação ambiental desenvolvida dentro deste âmbito vem sendo estudada, foram analisados 21 trabalhos localizados através da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Alguns destes trabalhos demonstram o forte caráter intercultural das propostas de educação ambiental por eles descritas, as quais foram todas direcionadas para indígenas. Em suas abordagens são priorizados métodos de ensino-aprendizagem próprios às comunidades, com forte carga de conteúdos curriculares também indígenas. O presente diagnóstico aponta para a importância de pesquisas e programas de ensino e extensão que venham a ser realizados na área.
Referências
ALMEIDA, T. C. C. Práticas pedagógicas em educação ambiental: a escola Diferenciada de Educação Infantil e Ensino Fundamental Tapeba Conrado Teixeira. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
ARAÚJO, F. X. S.; SANTOS, E. S.; ESTEVES, L. U.; SILVA, T. L. Educação ambiental na sociedades indígenas brasileiras: uma breve análise. Holos, V5, pp. 282-292, 2013.
ARAÚJO, J. M.; SILVA, G. F.; SILVA, L. B.; SANTOS, G. R.; ARAÚJO, J. I. M. Educação Ambiental: a importância das aulas de campo em ambientes naturais para a disciplina de Biologia no Ensino Médio da Escola Joaquim Parente na cidade de Bom Jesus – PI. Ensino, Saúde e Ambiente, V8(2): pp. 25-36, 2015.
BARROS, I. A.; OLIVEIRA, J. V. M.; OLIVEIRA, F. S.; GALVÃO, R. N.; NÁPOLIS, P. M. M. O uso da aula de campo como estratégia para a educação ambiental. Educação Ambiental em Ação, V20(75), 2021. Disponível em: https://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3809. Acesso em: 30 jun. 2021.
BRASIL. Lei nº 6.001, de 19 de dezembro de 1973. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6001.htm. Acesso em: 23 jun. 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 15 jun. 2021.
BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais da educação escolar indígena. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2012-pdf/10204-13-parecer-cne-ceb-14-99-diretrizes-curriculares-nacionais-da-educacao-escolar-indigena/file. Acesso em: 24 jun. 2021.
BRASIL. Resolução CEB nº 3, de 10 de novembro de 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb03_99.pdf. Acesso em: 24 jun. 2021.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado Federal, 2005.
BRUCHAC, M. M. Indigenous knowledge and traditional knowledge. In: SMITH, C. (Ed.). Encyclopedia of global archeology. New York: Springer, 2014. p. 3814-3824.
CALVO, M. J. S. Processos socioculturais da gestão ambiental na Terra Indígena Guarani Pinhalzinho, Tomazina, PR. 2017. Dissertação (Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2017.
CASTRO, A. Fundamentos para uma crítica do Estatuto do Índio: Raça e História de Lévi-Strauss. Revista Eletrônica do Curso de Direito, V11(1), pp. 275-303, 2016.
COSTA, Y. C.; NASCIMENTO, D. A.; PALADINO, M. A etnoeducação como perspectiva e prática para a valorização dos conhecimentos tradicionais. 2019. Disponível em: https://amazonialatitude.com/2019/12/17/a-etnoeducacao-como-perspectiva-e-pratica-para-a-valorizacao-dos-conhecimentos-tradicionais/. Acesso em: 30 jun. 2021.
FERREIRA, A. M. C. A agroecologia para a Aldeia Sapukaí em Angra dos Reis – RJ através da Escola Karaí Kuery Renda. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2014.
FLEURI, R. M. Desafios à educação intercultural no Brasil. PerCursos, V2, pp. 1-14, 2001.
GOMES, N. L. Educação e diversidade étnico-cultural. In: RAMOS, M. N.; ADÃO, J. M.; BARROS, G. M. N. Diversidade na educação: reflexões e experiências. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2003. p. 67-76.
GONÇALVES, R. F. Os desafios da educação escolar diferenciada, intercultural e bilíngue entre os povos indígenas no estado do Pará. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 11, 2013, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: PUC/PR, 2013. p. 6590-6606.
GUILHERME, A.; HÜTTNER, É. Exploring the new challenges for indigenous education in Brazil: some lessons from Ticuna schools. International Review of Education, V61, pp. 481-501, 2015.
LIMA, D. M. A. Educação ambiental dialógica e descolonialidade com crianças indígenas Tremembé: vinculação afetiva pessoa-ambiente na Escola Maria Venância. 2014. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
MACIEL, A. N. C. Educação ambiental no âmbito da Escola Diferenciada da Terra Indígena Lagoa da Encantada, Aquiraz/Ceará. 2017. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
MADEIRA, R. M. Na negação dos muros, a mirada ambiental na perspectiva do Ser Guarani: a questão da educação ambiental. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
MARTINS, L. G. Educação ambiental em escola indígena: um estudo de caso na Escola Guarani CECI na aldeia Tekoa Pyau. 2014. Dissertação (Mestrado em educação, Arte e História da Cultura) – Centro de Educação, Filosofia e Teologia, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
MEDEIROS, A. F. Educação escolar indígena: da dominação ao reconhecimento. In: SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 15., 2018, Humaitá - AM. Anais [...]. São Humaitá: INPE, 2018. p. 1-4.
MONTEIRO, A. S.; MASCARENHAS, S. A. N. Educação escolar diferenciada, formação de professores indígenas e currículo. Eccos – Revista Científica, V54, pp. 1-15, 2020.
MORAES-ORNELLAS, V. S. Ecologia e conservação de porcos-do-mato no conhecimento tradicional indígena: uma abordagem da etnociência na educação. Revista Brasileira de Meio Ambiente, V8(3), pp. 164-175, 2020.
NOGUEIRA, B. G. S.; GONÇALVES, G. M.; MENEZES, R. V.; RODRIGUES, R. Educação Ambiental: e relação entre as aulas de campo e o conteúdo formal da Biologia. In: Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 10, Curitiba, 2011. Anais [...]. Curitiba: PUC/PR, 2011. p. 3471-3484.
OLIVEIRA, G.; QUEIROZ, L. N.; MAIA, R. C. Etnoecologia e educação ambiental sobre manguezais com indígenas. Revista Brasileira de Educação Ambiental, V16(2), pp. 88-104, 2021.
PERRELLI, M. A. S. “Conhecimento tradicional” e currículo multicultural: notas com base em uma experiência com estudantes indígenas Kaiowá/Guarani. Ciência & Educação, V14(3), pp. 381-396, 2008.
ROCHA, G.; RUSSI, A.; ALVAREZ, J. Etnoeducação patrimonial – reflexões antropológicas em torno de uma experiência de formação de professores. Pro-Posições, V24(2), pp. 55-67, 2013.
RUSSI, A.; ALVAREZ, J. Na escola os saberes tradicionais: etnoeducação, cultura e patrimônio. Mouseion, V23, p. 105-127, 2016.
SILVA, A. S.; SILVA, F. T.; FIGUEIREDO, T. R. A importância das aulas de campo em Unidade de Conservação (UC) na Educação Básica: pós-isolamento social. Revista Brasileira de Educação Ambiental, V15(7), pp. 155-164, 2020.
SILVA, S. F. Educação ambiental em Terras Indígenas Potiguara: concepções e possibilidades na educação de jovens e adultos nas escolas estaduais indígenas do município de Rio Tinto – PB. 2013. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.
TOSTA, S. P. Antropologia e Educação: Interfaces em construção e as culturas na escola. Revista Inter-Legere, V1(9), pp. 234-252, 2011.