DIAGNÓSTICO DE ESTUDOS ACADÊMICOS SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DIFERENCIADA INDÍGENA

Autores

  • Valeria dos Santos Moraes-Ornellas Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

comunidades indígenas, escolas diferenciadas, etnoeducação

Resumo

A proposta da educação escolar diferenciada indígena compõe um campo de prática educacional e de investigação que pressupõe a integração dialógica, construtiva e coparticipante entre culturas. Ela vem sendo objeto de estudos, pesquisa-ações e intervenções de cunho investigativo e construtivo. Com a intenção de analisar até que ponto a educação ambiental desenvolvida dentro deste âmbito vem sendo estudada, foram analisados 21 trabalhos localizados através da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Alguns destes trabalhos demonstram o forte caráter intercultural das propostas de educação ambiental por eles descritas, as quais foram todas direcionadas para indígenas. Em suas abordagens são priorizados métodos de ensino-aprendizagem próprios às comunidades, com forte carga de conteúdos curriculares também indígenas. O presente diagnóstico aponta para a importância de pesquisas e programas de ensino e extensão que venham a ser realizados na área.

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Publicado

09-10-2021

Como Citar

dos Santos Moraes-Ornellas, V. (2021). DIAGNÓSTICO DE ESTUDOS ACADÊMICOS SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DIFERENCIADA INDÍGENA. Revista Interdisciplinar Sulear, (10), 80–93. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/5949