DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - CIÊNCIAS DA NATUREZA ATRAVÉS DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA EM DIFERENTES ESPAÇOS EDUCATIVOS
Palavras-chave:
Ciências da Natureza; Questões sociocientíficas; Educação do Campo. Espaço formal e não formal.Resumo
O presente relato de experiência consiste em apresentar o uso de uma Questão Sociocientífica - QSC como recurso de ensino e aprendizagem em Educação do Campo no âmbito de Ciências da Natureza, desenvolvida durante os Estágios Escolar e Não Escolar de Ciências da Natureza III - Ensino Médio: Biologia, Física e Química do curso em Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estágio curricular foi desenvolvido na escola estadual de ensino médio Eldorado do Sul e no espaço não formal o Comitê contra a Mineração, ambos localizados no município de Eldorado do Sul/RS. Com objetivo geral de aproximar e contextualizar os participantes sobre os aspectos científicos, sociais, culturais e territoriais que interagem sobre a atividade extrativista e de mineração. Os resultados adquiridos demonstraram aspectos relevantes do uso de QSCs em sala de aula e também em outros espaços caracterizados como não formais, contudo a utilização deste recurso necessita considerar os interesses e realidades em que os participantes estão inseridos, e adaptá-la a diferentes espaços educativos.
Referências
BRITTO, Néli Suzana; SILVA, Thais Gabriella Reinert da. Educação do Campo: formação em ciências da natureza e o estudo da realidade. Educação & Realidade, v. 40, p. 763-784, 2015.
CONTI, Irio Luiz, Elementos de metodologia e análise da realidade. Disciplina Introdução ao pensamento Sociológico. Passo Fundo. Instituto Superior de Filosofia Berthier, 2010.
DALTRO, Mônica Ramos; DE FARIA, Anna Amélia. Relato de experiência: Uma narrativa
científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 19, n. 1, p. 223-237,
DE ARAUJO SILVA, Cristine Roman Cardoso; ROBAINA, José Vicente Lima. O estado da arte das questões sociocientíficas no período de 2014-2018. # Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 1, 2020
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3ª ed., São Paulo: Moraes, 1980.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 10 ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 2 ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 22ª ed. - São Paulo: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? São Paulo: Paz e Terra, 2020.
MARTÍNEZ PÉREZ, Leonardo Fabio - Questões sociocientíficas na prática docente: ideologia, autonomia e formação de professores / Leonardo Fabio, Martínez Pérez. São Paulo: Editora Unesp, 2012.
MARTÍNEZ PÉREZ, Leonardo Fabio; CARVALHO, Washington Luiz Pacheco de. Contribuições e dificuldades da abordagem de questões sociocientíficas na prática de professores de ciências. Educação e Pesquisa, v. 38, p. 727-741, 2012.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EDUCAÇÃO DO CAMPO, 2013. Disponível em: https://www.ufrgs.br/liceducampofaced/projeto-pedagogico/. Acessado em 24 de junho de 2021.
ROCHA, Sônia Cláudia Da; FACHÍN-TERÁN, Augusto. O uso de espaços não formais como estratégia para o ensino de ciências. Manaus: UEA/Escola Normal Superior/PPGEECA, 2010.
SCHWALM, Fernanda, U. et al. Fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa em educação em ciências. 1 ed. Vol. 1 [recurso eletrônico] / [org.] José Vicente Lima Robaina... [et al.]. – 1.ed. – Curitiba, PR: Bagai, 2021
TOLEDO, Victor Manuel Manzur; BARRERA-BASSOLS, Narciso. A etnoecologia: uma ciência pós-normal que estuda as sabedorias tradicionais. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 20, 2009.