O LETRAMENTO CIENTÍFICO NO AMBIENTE ESCOLAR: UM OLHAR PARA AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES

Autores

  • Denise Westphal Merazzi GPEEC
  • José Vicente Lima Robaina UFRGS

Palavras-chave:

Ensino de Ciências; Letramento Científico; Habilidades

Resumo

A prática do cotidiano da sala de aula, em suas diversas áreas, traz consigo os seus entraves e desafios. E, é nesse contexto que se espera a formação do sujeito crítico, que articule o conhecimento com a sua realidade. O presente trabalho traz a discussão sobre o desenvolvimento de habilidades que envolvem a formação de um indivíduo cientificamente letrado no ambiente escolar. A pesquisa possui caráter qualitativo e quantitativo e foi realizada com a participação de 43 professores de diversas redes e cidades. Percebe-se que, para alcançar o desenvolvimento de habilidades para o Letramento Científico no ambiente escolar, as estratégias podem percorrer diversos caminhos didáticos, desde que sejam planejados e alinhados para que, nesse processo, tragam oportunidades de discussões envolvendo os problemas que envolvem a sociedade e o ambiente, a partir da compreensão de conceitos científicos que relacionam-se com as explicações de fatos, fenômenos e produtos que envolvem a construção do conhecimento científico. 

Biografia do Autor

José Vicente Lima Robaina, UFRGS

[1] Professor do Curso de Licenciatura em Educação do Campo - EDUCAMPO
Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - PPGEC - UFRGS
Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências - REAMEC
Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo e Ciências da Natureza - GPEEC NATUREZA

https://orcid.org/0000-0002-4604-3597 , jose.robaina@ufrgs.br 

Referências

AIKENHEAD, G. S. The social contract of science: implications for teaching science. In: SOLOMON, Joan e AIKENHEAD, Glen S. (Eds.). STS education - International perspectives on reform. New York: Teachers College Press, 1994.

AULER, D. Enfoque ciência-tecnologia-sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Ensino, vol. 1, número especial, novembro de 2007. Disponível em: https://www.academia.edu/34380774

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Rev. Ensaio, Belo Horizonte, v.03, n.02, p.122-134, jul-dez 2001. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/quimica/act_para_que_auler_delizoicov.pdf. Acesso em: jul. 2021.

BORGES, G. L. A. Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: fundamentos, história e realidade em sala de aula. Volume 10 - D23. São Paulo: Unesp/UNIVESP, 2012. Disponível em:

BRANCO, A.B.G; BRANCO, E.P.; IWASSE, L.F.A; NAGASHIMA, L.A. Alfabetização e letramento científico na BNCC e os desafios para uma educação científica e tecnológica. Revista Valore, Volta Redonda, 3 (Edição Especial): 702-713., 2018

BYBEE, R. W. Achieving scientific literacy. The science teacher, v. 62, n. 7, p. 28- 33, 1995.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4.ed. Ijuí: Unijuí, 2006.

DEBOER. G. E. Scientific literacy: another look at its historical and contemporary meanings and its relationship to science education reform. Journal of Research in Science Teaching, Hoboken, v. 37, n. 6, p. 582-601, 2000. Disponível em: http://web.nmsu.edu/~susanbro/eced440/docs/scientific_literacy_another_look.pdf. Acesso em: jun. 2021.

DELIZOICOV, D. E LORENZETTI, L. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v.3, n.1, 37-50, março, 2001

FOUREZ, G. A Construção das Ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: Ed. UNESP, 1995.

FOUREZ, G. Alfabetización científica y tecnológica. Acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. Buenos Aires, Argentina: Ediciones Colihue, 1997

LAUGKSCH, R.C. Scientific literacy: a conceptual overview. Science Education, v.84, n.1, 71-94, 2000.

Miller, J. D. Scientific literacy: a conceptual and empirical review. Daedalus: Journal of the American Academy of Arts and Sciences, 112(2), 29-48, 1993 Recuperado de: www.jstor.org/stable/20024852

NORRIS, S. P.; PHILIPS, L. M. How literacy in its fundamental sense is central to scientific literacy. Science Education, Hoboken, v. 87, n. 2, p. 224-240, 2003

PEREIRA, J. C.; TEIXEIRA, M. R. F. Alfabetização científica, letramento científico e o impacto das políticas públicas no ensino de ciências nos anos iniciais: uma abordagem a partir do PNAIC. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia-SP. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/174. Acesso em jun. 2021.

Santos, W. L. P. (2007b). Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, 12(36), 474-492. Recuperado de: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n36/a07v1236.pdf

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A, M. P. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigação em Ensino de Ciência, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigação em Ensino de Ciências. V. 13, n. 3, p. 333-352, 2008.

SHAMOS, Morris. The Flawed Rationale of Calls for Literacy. Education Week. p. 18, 22, 1988. Recuperado de: https://www.edweek.org/education/opinion-assessing-the-need-for-science-education-the-flawed-rationale-of-calls-for-literacy/1988/11. Acesso em jun.2021.

Downloads

Publicado

09-10-2021

Como Citar

Westphal Merazzi, D., & Vicente Lima Robaina, J. . (2021). O LETRAMENTO CIENTÍFICO NO AMBIENTE ESCOLAR: UM OLHAR PARA AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES. Revista Interdisciplinar Sulear, (11), 8–24. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/5956