CONSTRUÇÃO DE DOS MODELOS MENTAIS E SUA POSSÍVEL COERÊNCIA COM OS MODELOS CONCEITUAIS: ATIVIDADES INFORMAIS RELACIONADOS AOS DOS IMPACTOS AMBIENTAIS.
Palavras-chave:
Modelos Mentais, Modelos Conceituais, Atividades Informais, Impactos AmbientaisResumo
As pessoas tendem a representar internamente o que estão vendo, ouvindo, sentindo, ou seja, percebendo o que está a sua volta, sendo assim, essa representação pode ser feita em forma de Modelos Mentais. A pesquisa analisou as situações evidenciadas em atividades em campo, tipo informais, no município de Barra do Ribeiro/RS, referentes às questões dos impactos ambientais, possibilitando a identificação e estudo dos Modelos Mentais usando uma amostra e sua possível coerência com os Modelos Conceituais. Trata-se de uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação. A amostra foi composta por acadêmicos da Faculdade São Francisco de Assis, Porto Alegre, RS, constituída por 32 alunos de diferentes cursos de graduação, em 2016. A conclusão indica que as atividades propostas referentes aos impactos ambientais mais evidentes nas atividades realizadas possibilitaram a construção e a modificação dos Modelos Mentais existentes, além de indicar a coerência entre os Modelos Mentais da amostra com os Modelos Conceituais.
Referências
BOLETIN GEOGRÁFICO. Rio de Janeiro: IBGE. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/home/> Acesso em: 13 dez. 2005.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2006.
DIESEL, Roberto; MIRANDA, Cláudio Rocha; PERDOMO, Carlos Cláudio. Coletânea de Tecnologias sobre Dejetos Suínos. Boletim Informativo BIPERS (Embrapa e Emater) ago. 2002.
MOREIRA, Marco Antonio; GRECA, Ileana Maria; PALMERO, Mª Luz Rodríguez. Modelos mentales y modelos conceptuales em la enseñanza e aprendizaje de las ciências. MOREIRA, Marco Antonio; GRECA, Ileana Maria. In: Sobre cambio conceptual, obstáculos representacionales, modelos mentales, esquemas de asimilación y campos conceptuales. Porto Alegre: Instituto de Física da UFRGS, 2004.
MOREIRA, Marco Antonio; GRECA, Ileana Maria. Integrando modelos mentales y esquemas de asimilación. Un referencial posible para la investigación em enseñanza de las Ciencias.
MOREIRA, Marco Antonio (org.). In: La Teoria de los Campos Conceptuales de Vergnaud, la enseñanza de lãs ciências y la investigación em el área. Porto Alegre: Instituto de Física da UFRGS, 2004.
MOREIRA, Marco Antonio (org.). Modelos Mentais. ______. Representações Mentais, Modelos Mentais e Representações Sociais: textos de apoio para pesquisadores em educação em ciências. Porto Alegre: Instituto de Física da UFRGS, 2005. p. 47-90.
______ . Modelos Mentais. Porto Alegre: Instituto de Física da UFRGS, 1996. Disponível em: <http://www.if.ufregs.br/public/ensino/N3/moreira.htm> Acesso em: 20 abr. 2005.
REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1994.
SILVA, Glades Pinheiro da; MARQUES, Sandra Márcia Tietz. Impacto dos maus odores decorrentes da suinocultura na saúde dos moradores rurais no município de Concórdia, Santa Catarina, Brasil. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, Santa Catarina, v. 3, n. 2, p. 135- 41, 2004.