Ampliando perspectivas no ensino de alemão como língua adicional

Autores

  • Mergenfel Andromergena Vaz Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem de alemão, Educação linguística, Interculturalidade crítica

Resumo

A área de ensino de alemão como língua adicional vem passando por transformações, para além das usuais novidades metodológicas e, sobretudo, tecnológicas, tradicionalmente apresentadas em livros didáticos internacionais. A começar pela nova forma de se apresentar – Alemão como Língua Adicional -, na qual está marcado o debate desenvolvido num contexto mais global e notadamente brasileiro sobre o ensino de línguas. Dessa forma, discussões conduzidas em nosso contexto local, como a necessidade de uma formação linguística crítica e cidadã de nossas alunas e alunos, e questões que vêm ganhando cada vez mais espaço, como as que envolvem as relações étnico-raciais, a representatividade, o pluricentrismo, entre outras, passam também a buscar um lugar nas aulas de alemão. A partir, portanto, do diálogo com pesquisadoras(es) e professoras(es) que vêm se debruçando sobre estas questões e de minha própria experiência como professora de alemão há mais de vinte anos, o objetivo deste artigo é discutir o ensino de língua alemã no Brasil, considerando e tendo como pressupostos orientadores os conceitos de educação linguística e plurilíngue, interculturalidade crítica e decolonialidade. Para além da discussão, pretendo nesse texto apontar caminhos possíveis para um ensino de alemão que busque valorizar o contexto local de aprendizagem e seus aprendizes.

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Publicado

04-12-2023

Como Citar

Vaz Ferreira, M. A. (2023). Ampliando perspectivas no ensino de alemão como língua adicional . Revista Interdisciplinar Sulear, 15, 73–87. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/6423