MÚSICA COMO MERCADORIA E CONSUMO: A IDEOLOGIA REGRESSA E MASSIFICADA DA INDÚSTRIA CULTURAL

Autores

  • Erickson Rodrigues do Espírito Santo Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
  • Arnaldo Nogaro Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

DOI:

https://doi.org/10.36704/sulear.v5i13.6503

Palavras-chave:

Consumo; Indústria cultural; Mercadoria.

Resumo

Ao ressaltar a perda de alteridade da Grande Música, em face da Indústria Cultural e a relação ética/estética à luz da razão própria, vemos de uma forma dialética o prejuízo musical que a Grande Música sofre na mídia sob o ponto de vista de horizonte musical. Assim, o presente artigo, apoiado em Adorno, Levinas e Marx, trata sobre a diferença entre a Grande Música e a música de massa como estilos musicais distintos, critica o atual cenário massivo da música como mercadoria cultural e avalia a relação ética/estética da Grande Música. Logo, de um lado há um ideal de beleza pela experiência estética e, de outro, há a alienação e o fetiche como início do declínio da conduta musical o que acarreta na perda da alteridade pedagógica musical. Portanto, essa situação possui implicações pedagógicas que essa pesquisa pretende abordar.

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Publicado

12-05-2023

Como Citar

do Espírito Santo, E. R., & Nogaro, A. (2023). MÚSICA COMO MERCADORIA E CONSUMO: A IDEOLOGIA REGRESSA E MASSIFICADA DA INDÚSTRIA CULTURAL. Revista Interdisciplinar Sulear, 5(13), 92–103. https://doi.org/10.36704/sulear.v5i13.6503

Edição

Seção

Artigos