Mudando os termos da conversa: questões decoloniais na produção de materiais didáticos para o Ensino de Alemão
Palavras-chave:
pensamento decolonial; ensino de alemão; produção de materiais didáticosResumo
No presente artigo buscamos apresentar projeto de elaboração de material didático para o ensino de alemão desenvolvido pelo grupo de pesquisa „Zeitgeist“ a partir de perspectiva decolonial. Apresentamos discussão a respeito de referenciais teóricos sobre a decolonialidade, inscrevendo sua conceituação no ensino de línguas em contexto universitário, intentando responder a „como“ possibilitar reflexões decoloniais em sala de aula através da produção de materiais didáticos mais situados e socialmente engajados. A partir desse direcionamento, examinamos diretrizes comumente balizadoras do ensino-aprendizagem de língua alemã, em especial o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, e propomos uma avaliação crítica de seus descritores para o âmbito acadêmico brasileiro. Exemplificamos nossas análises com observações sobre os critérios que norteiam a seleção de textos para o projeto editorial “Zeitgeist”.
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