Um olhar contemporâneo para os clubes de ciências

Autores

  • Luiz Alberto Lorenzi Filho Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Valderez Marina do Rosário Lima Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.36704/sulear.v1i12.6784

Palavras-chave:

Clube de Ciências, educação integral, Espaços Não formais

Resumo

O artigo apresenta reflexão sobre as transformações ocorridas nos clubes de ciências frente ao cenário cambiante que identifica os tempos atuais. Caracterizado como espaço não formal de aprendizagem, mas fortemente vinculado a instituições escolares, os clubes de ciências mantêm diálogo com premissas que regem o mundo contemporâneo, embora sem perder sua essência de receber crianças e jovens interessados em construir conhecimentos nas áreas de ciências físicas e da natureza. O argumento central sobre o qual as ideias são desenvolvidas nesse texto é: na contemporaneidade, os clubes de ciências mostram-se permeáveis aos condicionantes culturais e sociais, embora preservando seus princípios basilares, como o diálogo, o trabalho cooperativo, a pesquisa e a aproximação com o cotidiano. Em outras palavras, os clubes de ciências abriram-se para outras possibilidades de aprendizagem, conforme é discutido ao longo do texto.     

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Publicado

12-07-2022

Como Citar

Lorenzi Filho , L. A., & do Rosário Lima, V. M. (2022). Um olhar contemporâneo para os clubes de ciências. Revista Interdisciplinar Sulear, 5(12), 9–23. https://doi.org/10.36704/sulear.v1i12.6784