O Clube de Ciências do CIEP 449 Brasil França

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sulear.v1i12.6787

Palavras-chave:

Clube de Ciências, Educação Científica, Ensino de Ciências

Resumo

Um clube de ciências é uma forma de associação sem fins lucrativos criada por pessoas apaixonadas pela atividade científica, que estimula os seus membros a discutir e refletir sobre o fazer científico. É um espaço democrático no qual as pessoas poderão conversar, trocar ideias e debater sobre tudo que diz respeito à ciência, ampliando o seu capital intelectual e cultural. Nossa proposta é fomentar a criação desses clubes nas escolas e propor aos clubistas que se debrucem sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável, além de despertar o interesse pela ciência nos jovens. O clube foi organizado segundo alguns eixos de sustentação como cineclubes, oficinas, palestras, clubes de leitura e mesas redondas. Desde o início das atividades, o clube já mantinha laços estreitos com as universidades e, durante as mesmas, continuamos a mantê-los. Recebemos pesquisadores de variadas instituições que vinham participar das nossas atividades e, dessa interlocução, teve lugar uma rica troca de experiências. Participamos ainda enviando trabalhos ou realizando oficinas em diferentes eventos. Pudemos perceber que os clubistas tiveram bastante prazer em participar das atividades e apresentaram atitudes de entusiasmo, verbalizando que o projeto foi bem sucedido e deve ter continuidade. Concluímos que o clube tem se mostrado muito eficaz em despertar o interesse pela ciência oferecendo um ambiente onde o estudante pôde dialogar e compartilhar suas experiências, dando um sentido prático ao teórico ensinado em sala de aula.

Biografia do Autor

Alberto Alexandre Lazzaroni, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro – SEEDUC

Doutorando em Ciências e Biotecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia (PPBI) do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), programa no qual fez seu mestrado (2015). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Iguaçu (1986) e em Farmácia pela Universidade do Grande Rio (1996). Especialista em Meio Ambiente pela FEUDUC (1995) e em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atua como professor do CIEP 449 Intercultural Brasil-França em Niterói, RJ (rede oficial de ensino do estado do Rio de Janeiro). Parecerista da seção “Divulgação científica e ensino de Ciências” da Revista Educação Pública, vinculada à Fundação Cecierj e integrante da comissão científica e artística da I Olimpíada de Ciência e Arte, da mesma Fundação. Atua como orientador escolar de Iniciação Científica (IC) junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-EM) vinculado à Universidade Federal Fluminense e à Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez parte da equipe ProBNCC (Base Nacional Comum Curricular) no estado do RJ como redator na área de Ciências da Natureza. Foi colunista da revista Ciência Hoje das Crianças e coordenador do Clube de Ciências Brasil (projeto de extensão da UFMG). É criador/coordenador do Clube de Ciências do CIEP 449. Tem experiência na área de educação, ensino bilíngue, divulgação científica, clubes de ciências, construção de jogos didático-pedagógicos, formação docente inicial, atuando no ensino de Biologia e Ciências.

Referências

ANDRADE, K. A., & COSTA, M.C.D. Clube de ciências e cultura–uma integração escola e sociedade. Revista Eletrônica Trabalho e Educação em Perspectiva, n. 2, 2007.

DA SILVA, J. B. et al. Projeto criação clubes de ciências. Revista Conexão UEPG, 4 (1), p. 63-66, 2008.

DA SILVA, J. B., & BORGES, C. P. F. Clubes de Ciências como um ambiente de formação profissional de professores. XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF, Vitória, ES, Brasil, 2009.

LAZZARONI, A.A. Loucos por ciência. Revista Ciência Hoje das Crianças (CHC). Número 296, janeiro-fevereiro 2019. Disponível em: http://chc.org.br/artigo/loucos-por-ciencia/. Acesso em 25 de maio de 2019.

MANCUSO, R., LIMA, V. M. do R., & BANDEIRA, V. A. Clubes de Ciências: criação, funcionamento, dinamização. Porto Alegre: SE/CECIRS, 1996.

MENEZES, C. et al. Clubes de Ciências como espaço de Alfabetização Científica e Ecoformação. Atos de Pesquisa em Educação, v, 7, n. 3, p. 811-833, 2012.

PIRES, M. G. S., DALARIVA, K. C., FERNANDES, C., FRAGA, C. S., SALDANHA, T., DE SOUZA, M. C., & MOTTA, D. Motivações e expectativas de alunos/as do ensino fundamental na participação de um Clube de Ciências. VI Encontro Nacional de Pesquisa e Educação em Ciências, Florianópolis, SC, Brasil, 2007.

SANTOS, J., CATÃO, R. K., JOUCOSKI, E., REIS, R. A., & SERRATO, R. V. Estruturação e consolidação de Clubes de Ciências nas escolas públicas do litoral do Paraná. II Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia. Ponta Grossa, 2010.

TREVISAN, R., & LATTARI, C. J. B. Comunicações clube de astronomia como estímulo para a formação de professores de ciências e Física: uma proposta. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v, 17, n, 1, p. 101-106, 2000.

WIKIPEDIA. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Objetivos_de_Desenvolvimento_Sustent%C3%A1vel. Acesso em 26 de maio de 2019.

Downloads

Publicado

12-07-2022

Como Citar

Lazzaroni, A. A. . (2022). O Clube de Ciências do CIEP 449 Brasil França . Revista Interdisciplinar Sulear, 5(12), 55–72. https://doi.org/10.36704/sulear.v1i12.6787