HELENA ANTIPOFF (1892-1974) E A PSICOLOGIA EXPERIMENTAL

ANÁLISE DOCUMENTAL DOS MÉTODOS EXPERIMENTAIS NA FAZENDA DO ROSÁRIO EM IBIRITÉ-MG

Autores

  • Camila Borges da Costa Colégio EMAUS
  • Camila Jardim de Meira Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

DOI:

https://doi.org/10.36704/sulear.v5i13.7093

Palavras-chave:

Helena Antipoff, Aprendizagem, Método Científico, Museu Helena Antipoff;

Resumo

Neste trabalho são apresentadas as ações de Helena Antipoff (1982-1974) acerca de sua atuação nas áreas da Psicologia e Educação. De acordo com o contexto investigativo, a psicóloga e educadora Helena Antipoff, em experiências na Fazenda do Rosário, instituiu propostas educacionais baseadas nos conhecimentos e aplicações dos métodos da Psicologia Experimental, no município de Ibirité-MG, nos anos de 1939 a 1974. A partir de um estudo exploratório no acervo documental do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff (CDPHA) e no Museu Helena Antipoff, ambos em Ibirité-MG, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa de caráter historiográfico.

Referências

ALMEIDA, Marilene Oliveira. O ensino de arte na obra de Helena Antipoff: diálogos e colaborações entre a arte e a educação nova. 2013. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

ANTIPOFF, Daniel. Helena Antipoff: sua vida, sua obra. Rio de Janeiro: José Olympio, 1975.

ANTIPOFF, Helena. Coletânea das obras escritas de Helena Antipoff: Educação Rural. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff (CDPHA), 1992. v.IV.

BARBOSA, Deborah Rosaria. Estudos para uma história da psicologia educacional e escolar no Brasil. 2011. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo,b São Paulo, 2011.

BERNARDES, Maria Eliza Mattosinho. O método de investigação na Psicologia Histórico-Cultural e a pesquisa sobre o psiquismo humano. Revista Psicologia Política, São Paulo, v. 10, n. 20, p. 297-313, 2010. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4000892. Acesso em: 13 mai. 2022.

BRAVO, Riviane Borghesi. Apropriações da obra da Lazurski e as contribuições de Helena Antipoff para o estudo da personalidade na psicologia e na educação. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Helena Antipoff: Coleção Educadores. Recife: Massangana, 2010. 152p (Coleção Educadores MEC).

CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Helena Antipoff: textos escolhidos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

CAMPOS, Regina Helena de Freitas. O acervo Helena Antipoff como laboratório de pesquisa sobre a história das Ciências da Educação. Educar em Revista, Belo Horizonte, v. 34, p. 83-101, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.62648

CASSEMIRO, Maria de Fátima Pio; CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Formação de Professores para a Educação Especial-Propostas de Helena Antipoff e seus Colaboradores na Fazenda do Rosário nos Anos de 1960. Revista brasileira de educação especial, Bauru, v. 25, p. 337-354, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-653825190002000010

CASTRO, Thiago Gomes de; GOMES, William Barbosa. Fenomenologia e psicologia experimental no início do século XX. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 31, p. 403-410, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-37722015032125403410

CLAPARÈDE, Édouard. Educação Funcional. São Paulo: Campanha Editora Nacional, 1954.

CLAPARÉDE, Édouard. Psicologia da criança e Pedagogia Experimental. Edição Revista, Vol. 18, São Paulo: Editora do Brasil S/A, 1956.

DALLABRIDA, Noberto. A reforma Francisco Campos e a modernização nacionalizada do ensino secundário. Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 2, p. 185-191, 2009.

DUARTE, Adriana Otoni Silva Antunes; CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Escola ativa no Brasil na obra da psicóloga e educadora Helena Antipoff. Psicologia Escolar e Educacional, Belo Horizonte, v. 24, p.1-12, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392020200499

MARTINS, Alberto Mesaque; AUGUSTO, Rosely Carlos; ROCHA, Maria Isabel Antunes. Psicologia e educação rural na obra de Helena Antipoff: um olhar sobre o passado. Memorandum: Memória e História em Psicologia, Belo Horizonte, v. 21, p. 88–104, 2011.

MEIRA, Camila Jardim De; OLIVEIRA, Paula Dantas De; COSTA, Guilherme Henrique Gonçalves Ferreira. Pedagogia antipoffiana: nuances e perspectivas de uma pedagogia científica. In: Anais VI CONEDU, Campina Grande, 2019.

RAFANTE, Heulalia Charalo. Helena Antipoff, as sociedades Pestalozzi e a educação especial no Brasil. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.

RAFANTE, Heulália Charalo; LOPES, Roseli Esquerdo. Helena Antipoff, seus pressupostos teórico-metodológicos e suas ações na educação dos “excepcionais” no Brasil. Memorandum: Memória e História em Psicologia, Belo Horizonte, v. 20, p. 31-57, 2011.

RAFANTE, Heulália Charalo; LOPES, Roseli Esquerdo. Helena Antipoff e o desenvolvimento da educação especial no Brasil (1929-1961). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 13, n. 53, p. 331–356, 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640208. Acesso em: 15 dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640208

Downloads

Publicado

12-05-2023

Como Citar

Borges da Costa, C., & Jardim de Meira, C. (2023). HELENA ANTIPOFF (1892-1974) E A PSICOLOGIA EXPERIMENTAL: ANÁLISE DOCUMENTAL DOS MÉTODOS EXPERIMENTAIS NA FAZENDA DO ROSÁRIO EM IBIRITÉ-MG. Revista Interdisciplinar Sulear, 5(13), 8–25. https://doi.org/10.36704/sulear.v5i13.7093

Edição

Seção

Artigos