A LITERATURA DE EDUARDO GALEANO NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Alex cristiano de Souza Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.36704/sulear.v5i13.7242

Palavras-chave:

autor-obra-público, percurso de ensino, globalização, Atividades Informais

Resumo

O ensino de geografia vem se abrindo à uma série de linguagens e a literatura vem se constituindo um importante instrumento que pode contribuir com o processo de ensino e de aprendizagem da disciplina. Neste artigo propomos uma leitura de Eduardo Galeano em contribuição ao ensino de geografia na educação básica brasileira. Autor de uma obra significativa, a prática social, em suas diferentes escalas, é uma tônica que atravessa sua produção, com uma diversidade de temas abordados, possíveis de alcançar do local até o global. Nossa análise busca uma leitura interdisciplinar, navegando desde autores que debatem a Literatura, a Educação e a Geografia, na ânsia de superar os muros que afastam estas áreas. Neste sentido, nosso objetivo é refletir como a literatura de Eduardo Galeano pode ser pensada como possibilidade de mediação do conhecimento no ensino de geografia. Diante disso apresentamos o contexto da obra de Eduardo Galeano, como um ponto de partida que possibilita articular a fundamentação didática para melhor recepção de sua obra no ensino de geografia na dialética que abarca a problematização, a instrumentalização e a produção de catarses. Este percurso é realizado em vistas à produção do conhecimento geográfico no aluno, pela mediação da literatura de Eduardo Galeano, num movimento de mão dupla, que fazem parte de uma única, diversa e contraditória totalidade.

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Publicado

12-05-2023

Como Citar

Souza, A. cristiano de. (2023). A LITERATURA DE EDUARDO GALEANO NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Interdisciplinar Sulear, 5(13), 117–128. https://doi.org/10.36704/sulear.v5i13.7242

Edição

Seção

Artigos