O palco nas ondas do rádio e a sala de aula virtual: entre as experimentações transmidiáticas de Bertolt Brecht e o ensino remoto de línguas estrangeiras

Autores/as

  • Thereza Junqueira Universidade Federal da Bahia/ Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

peça radiofônica, ensino remoto, gestualidade, experimentação transmidiática

Resumen

Nas décadas de 20 e 30 do século XX, Brecht compunha com demandas que hoje nos interpelam em pleno século XXI, e que são dadas seja pelos desenvolvimentos da tecnologia e popularização da internet, seja pelas restrições impostas pela pandemia de Covid 19, sem falar do momento político de crescimento de ideologias de extrema direita. Naquela época, ante a novidade do Rádio, Brecht experimentava com a peça radiofônica, elogiando a ampliação da difusão, mas pesquisando caminhos para converter a então nova mídia de um aparelho de difusão para um aparelho de comunicação, que incorporasse as posturas críticas. O dramaturgo enfrentava o desafio de fazer teatro com limitação cênica, limitação do campo da visualidade, uma vez que o texto teatral deveria ser comunicado apenas através dos sons. Nesse tempo em que vivemos, por sua vez, desde as restrições da pandemia de Covid 19, as experimentações se impuseram como um caminho necessário para lidar com os desafios impostos pelo distanciamento. Se as novas midias implicam ampliação da possibilidade de acesso, implicam igualmente ampliação dos modos de manipulação da informação, o que ressalta a necessidade de que o conhecimento crítico não seja preterido. Com sua experiência em torno da peça radiofônica, em pleno contexto histórico de florescimento do nazismo, Brecht nos oferece inspiração e estratégias para lidar com as demandas de nossos tempos e espaços virtualizados.

Citas

BENJAMIN, Walter. Wahlverwandtschaften. Aufsätze und Reflexionen über deutschsprachige Literatur Ausgewählt und mit einem Nachwort von Jan Philipp Reemtsma. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2007.

BENJAMIN, Walter. O que é o teatro épico? Um estudo sobre Brecht. In: Magia e Técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da culura. Obras escolhidas. V.1. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 8ª ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 2012.

BRECHT, Bertolt. Gesammelte Werke in 20 Banden. Frankfurt am Main: Surkamp Verlag, 1982.

BRECHT, Bertolt. Teoria do rádio (1927-1932). Trad. Regina Carvalho e Valci Zuculoto. In: MEDITSCH, Eduardo (Org.). Teorias do rádio: textos e contextos. Florianópolis: Insular, 2005. v. I.

ECO, Umberto. Obra aberta. Forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. Trad. Giovani Cutolo. São Paulo: Perspectiva, 1986.

KNOPF, Jan. Bertolt Brecht. Lebenskunst in finsteren Zeiten. Biografie. München: Carl Hansen Verlag, 2012.

KNOPF, Jan. Technifizierung der Literatur. Ein Memorandum zu den Geisteswissenschaften. Karlsruhe: Arbeitsstelle Bertolt Brecht, Karsruhe Institut für Technologie KIT, 2009. Disponível em: www. kit.edu. Acesso em 20 dez. 2019.

MENDES, Cleise Furtado. As estratégias do drama. Salvador: Centro Editorial e Didático da UFBA,1995.

WEILL, Kurt. Ausgewählte Schriften. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1975.

Publicado

2023-12-04

Cómo citar

Junqueira, T. (2023). O palco nas ondas do rádio e a sala de aula virtual: entre as experimentações transmidiáticas de Bertolt Brecht e o ensino remoto de línguas estrangeiras. Revista Interdisciplinar Sulear, 15, 88–99. Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/7264