A criatividade local na decolonialidade: entrelaçamentos e ações possíveis em meio acadêmico Letras/Alemão
Palavras-chave:
Criatividade Local, Decolonialidade, formação em Letras AlemãoResumo
Neste artigo, busco dialogar com as perspectivas decoloniais e o conceito de Criatividade Local (NUNES, 2022), sugerindo possíveis entrelaçamentos com ações pedagógicas no contexto de educação superior. Para tanto, elaboro inicialmente uma breve revisão das principais formulações de uma crítica decolonial. Em um segundo momento, aponto conexões entre os estudos decoloniais e o conceito de Criatividade Local, como impulso para explorar os próprios repertórios, recursos e oportunidades no meio específico de atuação. Por fim, busco vincular as experiências em um curso de graduação em Letras Alemão com as duas primeiras seções e enfatizar a relevância de estudos e discussões decoloniais na formação dessas/es profissionais. Dessa forma, pode-se contribuir para a concretização de ações comprometidas com o cenário local, considerando a singularidade na pluralidade por meio de práticas libertadoras e democratizadoras em educação linguística.
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