A criatividade local na decolonialidade: entrelaçamentos e ações possíveis em meio acadêmico Letras/Alemão

Autores

  • Elaine Cristina Roschel Nunes Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Criatividade Local, Decolonialidade, formação em Letras Alemão

Resumo

Neste artigo, busco dialogar com as perspectivas decoloniais e o conceito de Criatividade Local (NUNES, 2022), sugerindo possíveis entrelaçamentos com ações pedagógicas no contexto de educação superior. Para tanto, elaboro inicialmente uma breve revisão das principais formulações de uma crítica decolonial. Em um segundo momento, aponto conexões entre os estudos decoloniais e o conceito de Criatividade Local, como impulso para explorar os próprios repertórios, recursos e oportunidades no meio específico de atuação. Por fim, busco vincular as experiências em um curso de graduação em Letras Alemão com as duas primeiras seções e enfatizar a relevância de estudos e discussões decoloniais na formação dessas/es profissionais. Dessa forma, pode-se contribuir para a concretização de ações comprometidas com o cenário local, considerando a singularidade na pluralidade por meio de práticas libertadoras e democratizadoras em educação linguística.

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Publicado

04-12-2023

Como Citar

Roschel Nunes, E. C. (2023). A criatividade local na decolonialidade: entrelaçamentos e ações possíveis em meio acadêmico Letras/Alemão. Revista Interdisciplinar Sulear, 15, 57–72. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/7273