Educação inclusiva no sul global: aplicação da teoria das capacidades no pensamento decolonial

Autores

  • Erika Neder Santos Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Palavras-chave:

educação inclusiva, decolonialidade, teoria das capacidades, inclusao

Resumo

Este artigo explora a interseção entre a Teoria das Capacidades, desenvolvida por Amartya Sen, e a Teoria Decolonial, uma abordagem crítica às estruturas coloniais de poder e conhecimento. Em relação à educação inclusiva, refere-se a um modelo educacional que busca garantir que todos os alunos, independentemente de suas diferenças individuais, tenham acesso a oportunidades educacionais de qualidade. Conjugando a capacidade de agência e na liberdade de escolha, essenciais na Teoria das Capacidades, se percebe que pode ser aplicada como um instrumento significativo para a descolonização e a promoção da autodeterminação em contextos pós-coloniais. Além disso, apresenta uma metodologia que envolve a análise crítica de literatura acadêmica, estudos de caso e exemplos práticos para ilustrar a aplicação concreta desses conceitos interligados. Ao combinar essas perspectivas este artigo oferece insights para abordar desigualdades e opressões em escala global e avançar em direção a um mundo mais equitativo e inclusivo.

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Publicado

30-12-2023

Como Citar

Santos, E. N. (2023). Educação inclusiva no sul global: aplicação da teoria das capacidades no pensamento decolonial. Revista Interdisciplinar Sulear, (16), 77–88. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/7917