A decolonização por meio do diálogo: ensinando e aprendendo com o entrelaçamento de saberes de profissionais que atuam em espaços de privação de liberdade.
Palavras-chave:
privação de liberdade, Educação, trabalho, diálogo, DecolonialidadeResumo
Aceitar a vivência profissional para a aprendizagem, a reflexão e a produção de conhecimento, foi o ponto de partida para apresentamos os relatos de experiência de um policial penal, uma assistente social e um gestor escolar que atuam em diferentes áreas em espaços de privação de liberdade. Nesse sentido, são abordados os conflitos e tensões que esses profissionais vivenciam diariamente, bem como seus impactos no processo educativo e na saúde dos trabalhadores. A principal contribuição versa sobre a necessidade de decolonizar a privação de liberdade e a educação por meio do diálogo, articulando os saberes e construindo novas sociabilidades. Fundamentada na Teoria da Ação Antidialógica, convidamos os leitores a esperançar o inédito viável, rompendo com a cultura institucional de divisão das categorias profissionais e fomento de conflitos entre os trabalhadores, a fim de contribuir com a melhoria da educação, especialmente, para as pessoas submetidas aos sistemas socioeducativo e prisional.
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