JOVENS EM MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: DEMOCRACIA, POLÍTICAS SOCIAIS E DESIGUALDADES ECONÔMICAS.

Autores

  • Deivson Damascena Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.36704/ppp.v18i35.8522

Palavras-chave:

Medidas Socioeducativas; Adolescente Autor de Ato Infracional; Democracia; Política Social; Desigualdade Social.

Resumo

Este artigo analisa a relação entre jovens em medidas socioeducativas, democracia, políticas sociais e desigualdades econômicas. O objetivo é compreender como esses fatores estão interligados e como podem influenciar o processo de ressocialização do adolescente autor de ato infracional. Para isso, é realizado um estudo que abrange aspectos teóricos e práticos, utilizando-se de dados, revisão bibliográfica e teorias relevantes acerca da temática. A metodologia deste trabalho deu-se através de pesquisa exploratória por meio da revisão de literatura a partir do levantamento feito das bibliografias de alguns autores que versam sobre a temática. Os resultados evidenciam a importância de uma abordagem integrada e multidisciplinar para enfrentar as questões relacionadas a esse tema, buscando promover a inclusão social e a redução das desigualdades. Por fim, este texto busca contribuir para o debate e o aprofundamento do tema. Espera-se que as discussões apresentadas possam auxiliar na construção de políticas públicas mais inclusivas e efetivas que promovam a ressocialização do adolescente autor de ato infracional e contribuam, ainda, para a redução das desigualdades econômicas em nossa sociedade.

 

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Publicado

2025-02-11

Como Citar

Damascena, D. (2025). JOVENS EM MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: DEMOCRACIA, POLÍTICAS SOCIAIS E DESIGUALDADES ECONÔMICAS. Perspectivas Em Políticas Públicas, 18(35), 115–138. https://doi.org/10.36704/ppp.v18i35.8522