A MÚSICA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Me. Raquel Lima de Freitas UECE
  • Ana Adília Bezerra Chagas UECE

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasart.v16i1.9262

Palavras-chave:

Música, Aprendizagem, Crianças

Resumo

Este trabalho aborda a Música como Instrumento Facilitador da Aprendizagem na Educação Infantil  e tem como principal objetivo investigar se a música é um instrumento facilitador da aprendizagem de crianças nas séries iniciais da Educação Infantil na faixa etária de 3 à 5 anos, apresentando a música como um recurso sonoro que estimula a criança de maneira envolvente, despertando sua atenção e envolvimento no mundo artístico-criativo. Dialogamos com Loureiro (2003), Brito (2003), Brescia (2003), entre outros, que enfatizam sobre esta prática nas instituições escolares e analisamos os documentos oficiais que designam o ensino de arte na educação de crianças e jovens. Os resultados mostraram que a música é um instrumento facilitador da aprendizagem de crianças da Educação Infantil, desde que usada de forma planejada pelos educadores e com objetivos a serem alcançados para o desenvolvimento integral dos educandos, não devendo pois, ser utilizada apenas como um passatempo.

Palavras-chave: Música. Aprendizagem. Criança.

Biografia do Autor

Ana Adília Bezerra Chagas, UECE

Pedagoga pelo Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM/Universidade Estadual do Ceará - UECE. Professora da Educação Básica.

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Publicado

2025-06-28

Como Citar

Lima de Freitas, M. R., & Bezerra Chagas, A. A. (2025). A MÚSICA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. SCIAS - Arte Educação, 16(1), 112–127. https://doi.org/10.36704/sciasart.v16i1.9262