Movimento Negro, Educação de crianças negras pequenas e direitos humanos
experiências no Nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.10482Palavras-chave:
Movimento negro, Educação, Direitos humanos, Crianças negras pequenas, Relações Étnico-raciaisResumo
O objetivo deste artigo é trazer para o centro do debate da educação e dos direitos humanos, a ação protagonista do movimento negro na educação de crianças negras pequenas. Destacaremos duas experiências lideradas por mulheres negras e realizadas na região Nordeste do Brasil, uma em Salvador, BA e outra em Recife, PE, entre final da década de 1990 e começo dos anos 2000. Após o estudo, fica explicito também a forte atuação das mulheres negras nessa área. E, a carência tanto de estudos acadêmicos, quanto de registro escrito pelo próprio movimento negro sobre o assunto. Por fim, compreendemos que os movimentos negros, enquanto relevante ator social na construção dos direitos humanos, vem há séculos produzindo pujante repertório de ações na área educacional e cultural com vista a atender a população negra. Dentre essas ações, encontram-se o trabalho realizado com crianças negras pequenas - de 0 a 6 anos de idade.
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