Racismo religioso e intolerância

desafios na implementação da Lei 10.639/03 no espaço escolar

Autores

  • José Luiz Rodrigues
  • Aline Choucair Vaz Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.10483

Palavras-chave:

Relações étnico-raciais, Educação, Lei 10.639/03, Racismo religioso, Intolerância religiosa

Resumo

O presente trabalho faz parte de uma abordagem de reflexão referente à lei 10.639/03 e o racismo religioso. É uma proposta de elaboração de um artigo que apresenta e discute diferentes olhares e desafios em relação à implementação da lei 10.639/03 nas escolas públicas e privadas no que se refere a cosmovisão africana e afro-brasileira. Revela o tensionamento em relação ao racismo religioso embora haja um marco legal que permite a discussão sobre esse tema fundante em nossa identidade histórico-social e cultural, ainda que haja a liberdade de crença garantida como direito a esses sujeitos invisibilizados, desconsiderados nos discursos, nas ações e nas práticas pedagógicas que ainda perpassam o espaço escolar a partir das ações dos discentes e docentes.

Biografia do Autor

Aline Choucair Vaz, Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui graduação em História pelo Centro Universitário Newton Paiva, especialização em História da Cultura e da Arte pela Universidade Federal de Minas Gerais - FAFICH/UFMG, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG. Cursou Pós Doutorado - no Programa de Pós-Graduação em Educação - Educação e Formação Humana - da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. É professora efetiva da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG). Também faz parte nesta mesma Universidade do Núcleo de Pesquisa sobre Conhecimento e Educação (COED), participando dos projetos "Interlocuções possíveis em educação e tecnologia" e "Educação de formadores para defesa estratégica dos Direitos Humanos: pesquisa e produção de cursos como meio de inclusão social". É editora chefe da Revista Científica "Scias. Direitos Humanos e Educação". Tem experiência como professora em pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu.

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

Rodrigues, J. L., & Choucair Vaz, A. (2025). Racismo religioso e intolerância: desafios na implementação da Lei 10.639/03 no espaço escolar . SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(2), 1000–1018. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.10483