Algumas considerações sobre escola afrocentrada

Quilombismo na mira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9330

Palavras-chave:

Escola afrocentrada, Quilombismo, Educação, Pluriversalidade

Resumo

O presente artigo no qual trata-se de um ensaio teórico tem por objetivo a apresentação conceitual da escola afrocentrada a fim de auxiliar na luta antirracista da sociedade brasileira. Tal esforço filosófico, comunicacional e educacional na apresentação conceitual da escola afrocentrada surge à medida que os constantes estudos na área das questões étnico-raciais demostram a manifestação/perpetuação do racismo na sociedade, principalmente no âmbito educacional resvalando no sistema de ensino e nas escolas. Diante desta situação é necessária a construção de diferentes produções epistemológicas que vão ao encontro do combate ao racismo. Assim, neste artigo projeta-se a escola afrocentrada, desde sua concepção até alguns dos limites a serem encontrados, de modo que auxilie na luta antirracista. Ao direcionar a forças para o trabalho teórico, o artigo foi desenvolvido em três sessões: (1) Considerações iniciais sobre escola afrocentrada; (2) Quilombismo na mira da escola afrocentrada; (3) Pela partilha do comum na escola: quilombismo e afrocentricidade. Para não estender mais, propostas epistemológicas que tenham a finalidade de auxiliar no combate ao racismo são bem-vindas à medida que tais produções não tolham os diferentes modos de viver.

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Publicado

2025-07-31

Como Citar

Borges dos Santos Júnior, M. . (2025). Algumas considerações sobre escola afrocentrada: Quilombismo na mira. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(1), 414–431. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9330