Algumas considerações sobre escola afrocentrada
Quilombismo na mira
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9330Palavras-chave:
Escola afrocentrada, Quilombismo, Educação, PluriversalidadeResumo
O presente artigo no qual trata-se de um ensaio teórico tem por objetivo a apresentação conceitual da escola afrocentrada a fim de auxiliar na luta antirracista da sociedade brasileira. Tal esforço filosófico, comunicacional e educacional na apresentação conceitual da escola afrocentrada surge à medida que os constantes estudos na área das questões étnico-raciais demostram a manifestação/perpetuação do racismo na sociedade, principalmente no âmbito educacional resvalando no sistema de ensino e nas escolas. Diante desta situação é necessária a construção de diferentes produções epistemológicas que vão ao encontro do combate ao racismo. Assim, neste artigo projeta-se a escola afrocentrada, desde sua concepção até alguns dos limites a serem encontrados, de modo que auxilie na luta antirracista. Ao direcionar a forças para o trabalho teórico, o artigo foi desenvolvido em três sessões: (1) Considerações iniciais sobre escola afrocentrada; (2) Quilombismo na mira da escola afrocentrada; (3) Pela partilha do comum na escola: quilombismo e afrocentricidade. Para não estender mais, propostas epistemológicas que tenham a finalidade de auxiliar no combate ao racismo são bem-vindas à medida que tais produções não tolham os diferentes modos de viver.
Referências
ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade: notas sobre uma posição disciplinar. In: NASCIMENTO, Elisa Larkin (org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009. p. 93 – 110.
CARDOSO, Cintia. Branquitude na educação infantil. 1. ed. Curitiba: Appris, 2021.
GIDDENS, Anthony; SUTTON, Philip W. Conceitos essenciais da sociologia. Traduzido por Claudia Freire. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2017.
LIMA, Ivan Costa. História da educação do(a) negro(a) no Brasil II: pedagogia multirracial, o pensamento de Maria José Lopes da Silva (RJ). 1. ed. Curitiba: Appris, 2021.
_____. História da educação do negro(a) no Brasil: pedagogia interétnica de Salvador, uma ação de combate ao racismo. Curitiba: Appris, 2017.
NASCIMENTO, Abdias. O Quilombismo: documentos de uma militância pan-africanista. 3. ed. São Paulo: Editora Perspectiva; Rio de Janeiro: Ipeafro, 2019.
_____. O genocídio do negro brasileiro: Processo de um racismo mascarado. São Paulo: Perspectivas, 2016.
_____. Quilombismo: um conceito emergente do processo histórico-cultural da população afro-brasileira. In: NASCIMENTO, Elisa Larkin (org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009. p. 197 – 218.
NASCIMENTO, Eliza Larkin. Afrocentricidade e Quilombismo. In: RIOS, Flávia; SANTOS, Marcio André dos; RATTS, Alex (Orgs.). Dicionário das relações étnico-raciais contemporâneas. 1. ed. São Paulo: Perspectiva, 2023. p. 20 – 23.
_____. O movimento social afro-brasileiro no século XX: um esboço sucinto. In: NASCIMENTO, Eliza Larkin (org.). Cultura em movimento: Matrizes africanas e ativismo negro no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2008. p. 93 – 178.
NOGUERA, Renato. O ensino de filosofia e a lei 10.639. 1. ed. Rio de Janeiro: Pallas; Biblioteca Nacional, 2014.
_____. Denegrindo a educação: Um ensaio filosófico para uma pedagogia da pluriversalidade. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, 2012, p. 62-73. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/4523/4124. Acesso em: 23 de mai. de 2024.
SANTOS, Sales Augusto dos. Educação: um pensamento negro contemporâneo. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.
SANTOS JÚNIOR, Marcos Borges dos. Algumas considerações sobre uma escola afrocentrada: local, identidade e agência. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, v. 5, n. 2, p. 1-22, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/3014/2629. Acesso em: 23 de mai. de 2024.
_____. Algumas considerações sobre uma escola afrocentrada: (re)pensando a noção de identidade. Ensaios Filosóficos, v. 23, p. 165-185, 2021. Disponível em: https://www.ensaiosfilosoficos.com.br/Artigos/Artigo23/09_SANTOS_JUNIOR_Revista_Ensaios_Volume_XXIII.pdf. Acesso em 23 de mai. de 2024.
_____. Algumas considerações sobre uma escola afrocentrada: entre a periferia e a educação. Kwanissa: Revista de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, v. 2, p. 132-150, 2019. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/10008/6337. Acesso em 23 de mai. de 2024.
SODRÉ, Muniz. O fascismo da cor: uma radiografia do racismo Nacional. 1. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2023.
_____. A sociedade incivil: mídia, iliberalismo e finanças. 1. Ed. Petrópilis, RJ: Editora Vozes, 2021.
_____. As estratégias sensíveis: Afeto, mídia e política. 2. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).







