v. 8 n. 1 (2025): Educação das relações étnico-raciais e Direitos Humanos: práticas antirracistas das culturas afrobrasileiras, africanas e indígenas

Publicado: 2025-07-31

Edição completa

Editorial

  • O que é a Educação das Relações Étnico-raciais (ERER)? apresentando o campo e práticas antirracistas possíveis

    Otavio Henrique Ferreira da Silva, Lucimar Rosa Dias, Míghian Danae Ferreira Nunes , Flávia de Jesus Damião, Renato Noguera, Rogéria Cristina Alves
    4-7
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.10124

Dossiê

  • “E eu não sou uma criança?” por uma educação infantil contra-adultocêntrica e contracolonial

    Otavio Henrique Ferreira da Silva, Diego dos Santos Reis
    8-30
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9655
  • Autorretrato e cosmoaudição infâncias negras em afroperspectiva para a escuta das relações étnico-raciais

    Bianca Cristina da Silva Trindade, Gustavo Pinto Alves da Silva, Maiza da Silva Francisco, Renato Noguera
    31-49
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9747
  • Brincadeiras Africanas e Afro-Brasileiras na Educação Infantil o que dizem os trabalhos de conclusão de curso dos repositórios digitais das universidades federais baianas (2012-2022)?

    Míghian Danae Ferreira Nunes, Adelma Costa dos Santos
    50-73
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9719
  • Reflexões sobre raça e gênero na literatura infantil

    Felipe Martins Lopes, Letícia da Silva Neves Barreto, Débora Cristina de Araujo
    74-93
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9690
  • Valores civilizatórios afro-brasileiros caminhos para a consolidação da Pedagogia negra na Educação Infantil

    Carla Santos Pinheiro, Nanci Helena Rebouças Franco
    94-117
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9727
  • Pretagogia e Descolonização da Infância Reflexões Étnico-Raciais na Educação Infantil

    Beatriz Araújo da Silva, Cleriston Izidro dos Anjos
    118-138
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9803
  • Literatura negra para a infância letramento literário e a educação para as relações étnico-raciais no contexto escolar

    Kelly Cristina Cândida de Souza, Andréia de Assis Ferreira
    139-156
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9752
  • Entre cordas, pedrinhas e petecas jogos e brincadeiras indígenas e afro-brasileiras como caminho pedagógico

    Katiucce Muniz Moreira, Teresa Ontañón Barragán
    157-177
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9629
  • Literatura indígena infantil e juvenil estratégia antirracista na Educação Escolar Indígena

    Ivanir Maciel, Eliane Santana Dias Debus
    178-195
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9590
  • “Na minha escola não tem racismo” o uso da Pedagogia da Carta no processo de formação de professores para a efetivação da Lei n.º 10.639/03

    Luana Diana Santos, Rodrigo Ednilson de Jesus
    196-214
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9440
  • Cartas a Carolina relato de uma experiência de reencantamento no ensinar e aprender Ciências em meio ao abandono público

    Caroline Martins Brandão
    215-236
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9632
  • Práticas antirracistas Experiências com a leitura literária em sala de aula

    Maiara Schons, Mariana Cortez, Franciele Maria Martiny
    237-255
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9635
  • Corpografias negras afetividades e pedagogias emancipatórias em práticas antirracistas

    Fabiana Rodrigues da Silva
    256-271
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9717
  • (Etno) Ciências e Chão Redondo à sombra do Baobá tecendo diálogos com as tecnologias ancestrais

    Alexandrino Moreira Lopes, Elcimar Simão Martins
    272-289
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9749
  • Etnomatemática e ensino de Matemática uma perspectiva antirracista na formação docente

    Guilherme Celestino Souza Santos
    290-313
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9779
  • Costurando pontes entre memórias e afetos o trabalho artístico de Itamara Ribeiro em uma prática educativa na Educação de Jovens e Adultos

    Marcelino Euzebio Rodrigues, Sirlene Ribeiro Alves , Gisele Bastos de Araujo
    314-332
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9707
  • A educação das relações étnico-raciais e ensino de Ciências sinalizações (ou não) no projeto político-pedagógico de uma instituição pública paraense

    Waldemar Borges de Oliveira Júnior, Jesliane Freitas de Souza
    333-355
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9575
  • A Cena da Resistência teatro e teatralização no combate ao racismo e à intolerância religiosa em uma escola pública do Rio de Janeiro

    Caruanã Guatara Oliveira Frescurato
    356-370
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9356
  • Políticas Públicas para a Educação em Relações Étnico-Raciais uma análise da implementação do Plano Municipal de Educação em Canavieiras-BA

    Elizabeth Silva Pinto, Carlos Alberto Machado Noronha
    371-393
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9604
  • Abordagens sobre o racismo no livro didático de História

    Patrícia Karla Soares Santos Dorotéio
    394-413
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9612
  • Algumas considerações sobre escola afrocentrada Quilombismo na mira

    Marcos Borges dos Santos Júnior
    414-431
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9330
  • Qual a próxima porta aberta? Que saber de mestre se faz presente ao chegar ao grande auditório?

    Makota Kidoialê - Cassia Cristina da Silva
    432-438
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9658
  • Desigualdades no Ensino Superior e a resistência indígena e quilombola

    Raissa Gomes Guerreiro, Maria Amoras, Maria Fernanda Monteiro Favacho
    439-458
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9725
  • O ensino de Direito antidiscriminatório uma disciplina urgente nos cursos de Direito

    Maurício Miguel de Morais, Ana Lucia Cândida Alves
    459-478
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9618
  • Reflexões acerca dos componentes curriculares do Curso de Licenciatura em Pedagogia por uma educação étnico-racial

    Ana Cássia Alves Cunha, Aminata Nádia Gomes Mané, Laurindo Virgílio Rafael
    479-493
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9342
  • Quilombos usos e sentidos para uma educação antirracista

    Antônio Marcos Bomfim, Flávia Costa e Silva, Adeir Ferreira Alves
    494-514
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9628
  • É preciso resistir as contribuições do Instituto Odara na luta contra violências raciais e de gênero na educação

    Débora Paim Santos
    515-535
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9606

Artigos

  • O empoderamento da mulher negra uma jornada de resistência e conquista

    Deise da Silva Medeiros, Lucas Rodrigues Lopes
    536-548
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9534
  • Narrativas apagadas e algoritmos tendenciosos o papel informacional na luta antirracista

    Myrella Vaenia da Luz Fernandes
    549-571
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9748
  • Tutelas Coletivas um caminho para o combate ao racismo religioso no Sul Fluminense

    Fabíola Amaral Tomé de Souza, Dario Aragão Neto, Augusto Felipe de Souza Leão
    572-596
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9630
  • Relações étnico-raciais rediscutindo a pertença racial de uma nação de brancos?

    Antônio Carlos Coelho
    597-617
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9578
  • Políticas da memória entre becos e vielas as sobrevidas no pós-escravidão

    Luís Thiago Freire Dantas, Guilherme Souza Ciqueira, Victoria Maria de Sousa Soares
    618-638
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9477
  • Colonização e identidade étnico-racial um estudo empírico sobre as populações pretas, pardas e indígenas no município de Jaguaripe, Ceará

    Rafael Souza Cruz, Marcos Venicius Nunes, Neyrismar Felipe dos Santos, Cristiane Souza Silva
    639-658
    DOI: https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9450