Saberes de professoras de Educação Infantil sobre história e cultura africana, afro-brasileira e indígena

um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9345

Palavras-chave:

Educação para as relações étnico-raciais, Formação docente, História e cultura africana afro-brasileira e indígena

Resumo

Considerando as leis 10.639/03 e 11.645/08, que versam sobre a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, buscou-se investigar os saberes de um grupo de professoras de uma escola pública da rede municipal de ensino que atende a etapa da  Educação Infantil (pré-escola) a respeito das culturas supracitadas por meio de pesquisa qualitativa. O método de coleta foi um questionário estruturado, cuja análise se deu nos preceitos de Bakhtin (2011) e os resultados, embasados por Pinheiro (2023), apontam para a necessidade de maior aprofundamento em relação à temática da educação para as relações étnico-raciais e da história e cultura da África e dos povos originários brasileiros na formação inicial e continuada de professores, devido ao desconhecimento a respeito da história a partir de um viés não-eurocêntrico.

Biografia do Autor

Beatriz Ribeiro de Camargo, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - campus Sorocaba. Discente dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu 'Educação em Direitos Humanos' na Universidade Federal do ABC Paulista (UFABC) e 'Gestão Escolar e Assessoria Pedagógica' na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Foi bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq por meio do Projeto VerTátil, orientada pelos professores doutores Kátia Regina Moreno Caiado e Miguel Ángel Aires Borrás. Foi professora e coordenadora discente do CEC - Cursinho Popular Pré-Universitário 'Educação e Cidadania', projeto de extensão da UFSCar Sorocaba (gestão 2018-2019). Foi membro do Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossocias (GIAPE UFSCar) de 2018 a 2021. Atuou como docente na Escola Indígena da Aldeia Tekoa M'Boiji em 2022. Atua como professora alfabetizadora nos anos iniciais do Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Sorocaba, tendo experiência também com Educação Escolar Indígena, Educação Infantil e Educação Especial e Inclusiva. Tem experiência em educação, com ênfase nas seguintes áreas: Formação e trabalho docente; Relações étnico-raciais; Diversidade cultural; e Educação Infantil. 

Tatiana Santos Andrade, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Nordestina, filha de Edvaldo Andrade e Maria de Fatima, irmã de Simone Andrade e Edvaldo Andrade Júnior, falecido em outubro de 2005 com apenas 14 anos. Esposa de Allisson Machado e MÃE de Juan Miguel e de Luiz Henrique, descrição da qual mais tenho orgulho em relatar. Sergipana por natureza e Cearense de coração, lugar que me acolheu e me fez alcançar o sonho de ser professora efetiva do magistério Superior no ano de 2018, pela Universidade Federal do Cariri, Campus Brejo Santo, localizada a 80km da cidade de Juazeiro do Norte, terra do Padin Ciço, onde se localiza o Campus Sede da Instituição a qual pertenço. Hoje, como professora adjunta do Instituto de Formação de Educadores, ministro disciplinas no curso de Licenciatura em Química e no curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais . Conclui meu doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências em 2019, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), sob a orientação do falecido e generoso professor doutor Nelson Rui Ribas Bejarano que na ocasião da defesa não pôde se fazer presente em virtude do seu estado de saúde já debilitado. No entanto, minha defesa ficará para sempre na memória e no coração, pois durante a sua realização carregava no colo o meu filho, que na época tinha apenas dois meses de nascido. Meu mestrado realizei em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Sergipe (2014), e tive o privilégio de ter como orientadora a pessoa que me direcionou e me ensinou os caminhos dessa profissão que hoje é a minha paixão, a professora Marlene Rios Melo de quem tenho grande admiração e carinho e costumo chamar carinhosamente de mãe acadêmica. Minha graduação cursei em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2011). Atualmente o que me move a pesquisar são os entrelaçamentos entre Ciências e Literatura, tenho buscado perceber as potencialidades dos gêneros literários enquanto elementos problematizadores da realidade social na qual vivemos, tenho feito isso, por meio da produção de contos, que em alguns momentos carregam características da Ficção científica e em outros não. Essas produções ocorrem sempre em parceria com meus alunos e alunas da graduação e tem nos indicado um caminho interessante para a promoção do Diálogo entre Ciências e Cultura ou melhor na perspectiva de que Ciências também é Cultura. Nesses caminhos envolvo elementos do discurso e da leitura a partir da análise Bakhtiniana. É uma alegria conhecê-los e, me coloco a disposição para o que for preciso.

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

Ribeiro de Camargo, B., & Santos Andrade, T. (2025). Saberes de professoras de Educação Infantil sobre história e cultura africana, afro-brasileira e indígena : um estudo de caso. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(2), 269–288. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9345