Saberes de professoras de Educação Infantil sobre história e cultura africana, afro-brasileira e indígena
um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9345Palavras-chave:
Educação para as relações étnico-raciais, Formação docente, História e cultura africana afro-brasileira e indígenaResumo
Considerando as leis 10.639/03 e 11.645/08, que versam sobre a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, buscou-se investigar os saberes de um grupo de professoras de uma escola pública da rede municipal de ensino que atende a etapa da Educação Infantil (pré-escola) a respeito das culturas supracitadas por meio de pesquisa qualitativa. O método de coleta foi um questionário estruturado, cuja análise se deu nos preceitos de Bakhtin (2011) e os resultados, embasados por Pinheiro (2023), apontam para a necessidade de maior aprofundamento em relação à temática da educação para as relações étnico-raciais e da história e cultura da África e dos povos originários brasileiros na formação inicial e continuada de professores, devido ao desconhecimento a respeito da história a partir de um viés não-eurocêntrico.
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