A Cena da Resistência

teatro e teatralização no combate ao racismo e à intolerância religiosa em uma escola pública do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9356

Palavras-chave:

Teatro pedagógico, Antirracismo, Intolerância religiosa, Educação inclusiva, Transformação social

Resumo

O presente artigo aborda a experiência pedagógica do uso do teatro como ferramenta de formação humana e antirracista em uma escola pública do Rio de Janeiro, explorando sua aplicação no combate ao racismo e à intolerância religiosa. Fundamentado na articulação entre os conhecimentos que estruturam o currículo escolar contemporâneo e as possibilidades emergentes da subjetividade dos corpos em cena, o estudo reflete sobre como o teatro pode promover uma educação viva e encarnada. Utilizando uma metodologia qualitativa, este trabalho analisa os impactos do teatro em processos educativos voltados à construção de um ambiente escolar inclusivo e plural, destacando o potencial do corpo em movimento e sua interseção com outras áreas do saber. A partir de um relato de experiência desenvolvido com uma turma do ensino fundamental, a pesquisa demonstra como a teatralização, enquanto experiência estética e crítica, pode ser um instrumento transformador de consciências, ampliando as perspectivas dos estudantes sobre diversidade cultural, histórica e religiosa. Os resultados apontam para uma formação mais humana e emancipadora, em que o teatro contribui para o fortalecimento do respeito às diferenças e para a construção de uma comunidade escolar mais justa e solidária.

 

Biografia do Autor

Caruanã Guatara Oliveira Frescurato, Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares -(PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Especialista em História e Cultura Afro-brasileira e Africana- UNIAFRO/UFRRJ Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola através do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros (NEABI/UFRRJ) e do Grupo de Pesquisa Educação Superior e Relações Étnico-Raciais (Gpesurer). Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Membro do Laboratório de História da Educação Latino-Americana (LHELA). Tem como linha de pesquisa a história das instituições escolares na Baixada Fluminense nos séculos XIX e XX. Pesquisa o ensino da cultura afro brasileira e indígena nas escolas públicas, tendo como foco principal o ensino da astronomia indígena com ênfase em Etnologia e História Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: culturas orais e cosmologias ameríndias, políticas indígenas, patrimônio cultural imaterial e conhecimento tradicional.

Referências

ALMEIDA, Sílvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Editora: Belo Horizonte (MG): Letramento, 2018.

BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido: e outras poéticas políticas. Editora Cosac Naify, 2014.

BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, v. 4, n. 6, 1987.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação / Nilma Lino Gomes. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: educação como prática de liberdade. / bell hooks; tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Editora Cobogó, 2020.

NOGUEIRA, Sidney. Intolerância religiosa. São Paulo: Ed. Selo Negro, 2008.

PATROCÍNIO, Soraya Martins. O TEATRO NA PRODUÇÃO FABULAR E CRÍTICA DE UM PENSAMENTO ANTIRRACISTA / Theater in the fabular and critical production of an antiracist thought. Pensares em Revista, [S. l.], n. 22, p. 75–91, 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/pensaresemrevista/article/view/57949. Acesso em: 7 jan. 2025.

SEMOG, Éle, NASCIMENTO, Abdias. Abdias do Nascimento: o griot e as muralhas. Rio de Janeiro: Pallas, 2006.

SOLIS, Dirce Eleonora Nigro; ROSARIO, Fábio Borges do . A legislação antirracista e a escola como lugar de confissão. Voluntas: Revista Internacional de Filosofia, [S. l.], v. 10, p. 200–215, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/voluntas/article/view/39851. Acesso em: 7 jan. 2025.

Downloads

Publicado

2025-07-31

Como Citar

Oliveira Frescurato, C. G. . (2025). A Cena da Resistência: teatro e teatralização no combate ao racismo e à intolerância religiosa em uma escola pública do Rio de Janeiro. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(1), 356–370. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9356