A Cena da Resistência
teatro e teatralização no combate ao racismo e à intolerância religiosa em uma escola pública do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9356Palavras-chave:
Teatro pedagógico, Antirracismo, Intolerância religiosa, Educação inclusiva, Transformação socialResumo
O presente artigo aborda a experiência pedagógica do uso do teatro como ferramenta de formação humana e antirracista em uma escola pública do Rio de Janeiro, explorando sua aplicação no combate ao racismo e à intolerância religiosa. Fundamentado na articulação entre os conhecimentos que estruturam o currículo escolar contemporâneo e as possibilidades emergentes da subjetividade dos corpos em cena, o estudo reflete sobre como o teatro pode promover uma educação viva e encarnada. Utilizando uma metodologia qualitativa, este trabalho analisa os impactos do teatro em processos educativos voltados à construção de um ambiente escolar inclusivo e plural, destacando o potencial do corpo em movimento e sua interseção com outras áreas do saber. A partir de um relato de experiência desenvolvido com uma turma do ensino fundamental, a pesquisa demonstra como a teatralização, enquanto experiência estética e crítica, pode ser um instrumento transformador de consciências, ampliando as perspectivas dos estudantes sobre diversidade cultural, histórica e religiosa. Os resultados apontam para uma formação mais humana e emancipadora, em que o teatro contribui para o fortalecimento do respeito às diferenças e para a construção de uma comunidade escolar mais justa e solidária.
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