Cabelo crespo e suas repercussões na construção da identidade no espaço escolar
uma revisão integrativa de literatura
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9378Palavras-chave:
Ambiente escolar, Cabelo Crespo, IdentidadeResumo
A presente pesquisa propõe-se a investigar como o cabelo crespo é tratado no ambiente escolar e quais são as práticas pedagógicas que contribuem para o processo de construção da identidade de meninas negras. Este trabalho adotou a metodologia de revisão integrativa de literatura para analisar e sintetizar a literatura existente sobre a temática do Cabelo Crespo no ambiente escolar, tendo como base as plataformas SciElo, PePSIC, BVS e BDTD. Foram analisados estudos publicados entre os anos de 2019 a 2024, resultando em uma amostra de 4 estudos selecionados para a revisão e construção das seguintes categorias: 1) a lógica eurocêntrica, cultura do alisamento e os impactos na construção da identidade; 2) interseccionalidade e cabelo crespo na escola 3) políticas públicas e práticas escolares antirracistas. Logo, o estudo evidencia a necessidade de mais debates sobre a temática, pois a partir disso, é possível contribuir para um ambiente escolar antirracista.
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