Cabelo crespo e suas repercussões na construção da identidade no espaço escolar

uma revisão integrativa de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9378

Palavras-chave:

Ambiente escolar, Cabelo Crespo, Identidade

Resumo

A presente pesquisa propõe-se a investigar como o cabelo crespo é tratado no ambiente escolar e quais são as práticas pedagógicas que contribuem para o processo de construção da identidade de meninas negras. Este trabalho adotou a metodologia de revisão integrativa de literatura para analisar e sintetizar a literatura existente sobre a temática do Cabelo Crespo no ambiente escolar, tendo como base as plataformas SciElo, PePSIC, BVS e BDTD. Foram analisados estudos publicados entre os anos de 2019 a 2024, resultando em uma amostra de 4 estudos selecionados para a revisão e construção das seguintes categorias: 1) a lógica eurocêntrica, cultura do alisamento e os impactos na construção da identidade; 2) interseccionalidade e cabelo crespo na escola 3) políticas públicas e práticas escolares antirracistas. Logo, o estudo evidencia a necessidade de mais debates sobre a temática, pois a partir disso, é possível contribuir para um ambiente escolar antirracista.

Biografia do Autor

Ana Karen Barroso Rodrigues, Faculdade de Educação da Ibiapaba-FAEDI

Graduada em Psicologia pela Faculdade de Educação da Ibiapaba-FAEDI.

Socorro Taynara Araújo Carvalho, Faculdade de Educação da Ibiapaba-FAEDI

Psicóloga (CRP-11/18903). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará - UFC. Além disso, é especialista em Saúde Mental e Redução de Danos pela Faculdade de Quixeramobim - UNIQ. Especialista em Políticas Públicas pela Faculdade Serra Geral - FASG. Atua como Psicóloga na Faculdade 05 de Julho (F5) e como professora universitária do curso de Psicologia da Faculdade de Educação da Ibiapaba-FAEDI. 

José Antônio dos Santos Filho, Faculdade de Educação da Ibiapaba-FAEDI

Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário UniFanor. Especialista em Intervenção ABA Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Francisca Bruna Pereira Farias, Faculdade de Educação da Ibiapaba (FAEDI). 

Mestre em Psicologia e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará- Campus Sobral (2023). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral (2018). Especialização em Análise do Comportamento Aplicada- ABA pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante- FAVENI. Professora do curso de Psicologia da Faculdade de Educação da Ibiapaba (FAEDI). 

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

Rodrigues, A. K. B., Carvalho, S. T. A., Santos Filho, J. A. dos, & Farias, F. B. P. (2025). Cabelo crespo e suas repercussões na construção da identidade no espaço escolar: uma revisão integrativa de literatura. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(2), 583–603. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9378