Literatura infantil e educação antirracista
uma proposta de leitura do livro Toinhoinhóins na escola
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9401Palavras-chave:
Literatura Infantil, Educação Antirracista, Letramento LiterárioResumo
Neste artigo, focalizamos a relação entre literatura infantil e educação antirracista, com o objetivo de propor e discutir uma sequência básica de letramento literário (COSSON, 2014) para a leitura da obra Toinhonhóins. Apresentamos e problematizamos algumas noções sobre a presença de personagens negros na literatura infantil, à luz de uma perspectiva de educação antirracista (CAVALLEIRO, 2001; RIBEIRO, 2019), para então apresentarmos uma proposta pedagógica que tem o intuito de sugerir estratégias para a formação da criança leitora no espaço de educação formal. Para que todos tenhamos direito à literatura (CANDIDO, 2011) na escola, é importante refletir com o professor sobre o papel humanizador da literatura que, em nossa proposta, busca incentivar um olhar positivo para personagens negros da literatura infantil.
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