Literatura infantil e educação antirracista

uma proposta de leitura do livro Toinhoinhóins na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9401

Palavras-chave:

Literatura Infantil, Educação Antirracista, Letramento Literário

Resumo

Neste artigo, focalizamos a relação entre literatura infantil e educação antirracista, com o objetivo de propor e discutir uma sequência básica de letramento literário (COSSON, 2014) para a leitura da obra Toinhonhóins. Apresentamos e problematizamos algumas noções sobre a presença de personagens negros na literatura infantil, à luz de uma perspectiva de educação antirracista (CAVALLEIRO, 2001; RIBEIRO, 2019), para então apresentarmos uma proposta pedagógica que tem o intuito de sugerir estratégias para a formação da criança leitora no espaço de educação formal.  Para que todos tenhamos direito à literatura (CANDIDO, 2011) na escola, é importante refletir com o professor sobre o papel humanizador da literatura que, em nossa proposta, busca incentivar um olhar positivo para personagens negros da literatura infantil.

Biografia do Autor

Sâmia Machado Reis da Conceição, UNIPAMPA

Mestra em Ensino de Línguas - UNIPAMPA Bagé/RS (2021). Especialista em Gestão Escolar - UERGS/RS (2023). Especialista em Ensino de Ciências - FURG/RS (2022). Especialista em Educação Especial e AEE - FABEMP/MG (2022). Especialista em Educação - IFSUL Pelotas/RS (2017). Licenciada em Pedagogia - UFPEL/RS (2013). Professora efetiva em Governo Estadual do Rio Grande do Sul (desde 2014). Vice-diretora na Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido - Bagé/RS (2019-2024). Professora efetiva de anos iniciais na EMEF Roberto Madureira Burns - Bagé/RS (desde 2021). Professora de AEE na EEEB Justino Costa Quintana (desde 2024). Tutora à distância no curso de especialização EAD/UAB em Atendimento Educacional Especializado - FURG/RS, polo Bagé/RS (2023-2024). Principais áreas de interesse: escrita criativa, relações étnico-raciais, ensino fundamental I, letramento literário, educação antirracista e atendimento educacional especializado.

Clara Zeni Camargo Dornelles, UNIPAMPA

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela mesma instituição (2000). Em 2008, concluiu o doutorado em Lingüística Aplicada na Universidade Estadual de Campinas, onde desenvolveu tese sobre a inovação na formação de professores de português como língua materna. Atualmente é docente no curso de Letras Línguas Adicionais - Inglês/Espanhol e Respectivas Literaturas e atua no Programa de Pós-graduação em Ensino de Línguas/Mestrado Profissional da UNIPAMPA. Suas áreas de interesse incluem: formação de professores, ensino de línguas, reforma curricular, política linguística e interação social. Assume uma perspectiva transdisciplinar de pesquisa, privilegiando metodologias de cunho etnográfico, narrativo e pesquisa-ação.

Referências

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

Machado Reis da Conceição, S., & Zeni Camargo Dornelles, C. (2025). Literatura infantil e educação antirracista: uma proposta de leitura do livro Toinhoinhóins na escola. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(2), 630–647. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9401