“Na minha escola não tem racismo”
o uso da Pedagogia da Carta no processo de formação de professores para a efetivação da Lei n.º 10.639/03
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9440Palavras-chave:
Pedagogia da Carta, Mito da democracia racial, Formação de Professores, Lei n.º 10.639/03Resumo
Este artigo, baseado nas experiências dos autores no campo da formação de professores para a reeducação das relações étnico-raciais, apresenta e discute desafios e possibilidades da implementação da lei 10.639/03 no ensino básico no Brasil. Ao identificar a força do mito da democracia racial no imaginário coletivo brasileiro e, em especial, entre educadores responsáveis por construir práticas pedagógicas antirracistas e emancipatórias, os autores/formadores lançam mão da Pedagogia da Carta como instrumento de sensibilização e conscientização. Inspirada em Paulo Freire, bell hooks e Muniz Sodré, por meio da escrita de correspondências, almeja-se promover uma “metodologia conscientizadora” (Freire, 2022, p. 134), capaz de contribuir na desconstrução do mito da democracia racial e, como consequência, abrir caminhos para a efetivação da Lei n.º 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da História e da Cultura Africana e Afro-brasileira em instituições públicas e privadas de ensino.
Referências
BRASIL. Lei n. 10.639/03. Brasília: Ministério da Educação, 2003.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Ministério da Educação, 2004.
CARVALHO, José Jorge de. Encontro de Saberes e a descolonização: para uma refundação étnica, racial e epistêmica das universidades brasileiras. In: BERNARDINO-COSTA,J.; MALDONADO-TORRES,N.; GROSFOGUEL, R. (0rgs.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2020. p. 79-106.
CAVALLEIRO, Eliane. O processo de socialização na educação infantil: a construção do silêncio e da submissão. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, São Paulo, n. 9, v. 2, p. 39-49, 1999.
CAVALLEIRO, Eliane. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. São Paulo: Contexto, 2020.
COLLINS, Patrícia Hill Collins. Pensamento Feminista Negro. São Paulo: Boitempo, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2023.
FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala. São Paulo: Global Editora, 2004.
hooks, bell. Irmãs do inhame: mulheres negras e autorrecuperação. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2023.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como a prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
GOMES, Nilma Lino. Educação e relações raciais: refletindo sobre algumas estratégias de atuação. In: MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o racismo na escola. Brasília: SECAD, MEC, 2005. p. 143-154.
GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial e educação no contexto brasileiro. In: GOMES, Nilma Lino (org.). Um olhar além das fronteiras: educação e relações raciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 97-109.
GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro Educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Editora Vozes, 2018.
GONÇALVES, Luiz Alberto de Oliveira. Negros e educação no Brasil. In: LOPES, Eliana Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive (orgs). 500 anos de educação no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2000. p. 325-346. v.1.
MOURA, Clóvis. Dialética radical do negro. São Paulo: Anita Ltda, 1994.
MUNANGA, Kabengele. Introdução. In: MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o racismo na escola. Brasília: SECAD, MEC, 2005. p. 15-20.
MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional
versus identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
MUNANGA, Kabengele. Políticas de Ação Afirmativa em benefício da população negra: um ponto de vista em defesa das cotas. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 4, n. 2, jul./dez., p. 31-43, 2007.
ROSEMBERG, Fúlvia. Educação Infantil e relações raciais: a tensão entre igualdade e diversidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 44, n. 153, jul./set., p.742-759, 2014.
SILVA, Ana Célia da. A representação social do negro no livro didático: o que mudou? Por que mudou? Salvador: EdUFBA, 2011.
SOUZA, Jessé. Como o racismo criou o Brasil. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2021.
TOLENTINO, Luana. Sobrevivendo ao racismo: memórias, cartas e o cotidiano da discriminação no Brasil. Campinas: Papirus, 2023.
WERNECK, Jurema. Nossos passos vêm de longe! Movimentos de mulheres negras e estratégias contra o sexismo e o racismo. In: VEERSCHUUR, Christine (dir.). Vents d'Est, vents d'Ouest. Mouvements de femmes et féminismes anticoloniaux. Genéve: Graduate Institute Publications, 2009. p.152-163.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).







