Educação e cultura afro-amazônica
ecos da diáspora negra na tradição do carimbó
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9504Palavras-chave:
Diáspora negra; carimbó; educação decolonial; racismo estrutural.Resumo
O presente artigo analisa a interseção entre educação e cultura afro-amazônica, com foco na tradição do carimbó como expressão da diáspora negra. A partir de uma revisão bibliográfica, são destacados autores como Geertz (1989), Hall (2006), Lopes (2004) e Almeida (2018), que fundamentam discussões sobre identidade cultural, resistência e o impacto do racismo estrutural no Brasil. Argumenta-se que o carimbó, enquanto prática cultural afro-amazônica, não apenas preserva a memória e a ancestralidade africana, mas também atua como instrumento pedagógico de valorização da diversidade e superação de desigualdades. A inclusão dessas práticas nos currículos escolares, especialmente após a Lei 10.639/2003, é apresentada como essencial para construir narrativas educativas que combatam preconceitos e promovam uma pedagogia decolonial voltada à emancipação e ao fortalecimento identitário.
Referências
ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. Pôrto Alegre: Sueli Carneiro, 2018.
BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
CARVALHO, José Jorge de. Cultura afro-brasileira e identidade nacional. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1989.
COLLINS, Patrícia Hill. Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento. São Paulo: Boitempo, 2021.
COSTA, Jurácy. Interculturalidade e descolonização: reflexões sobre relações raciais e educação. Salvador: EDUFBA, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1989.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
LOPES, Nei. Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana. São Paulo: Selo Negro, 2004.
LOPES, Antônio; FABRIS, Marina. Discriminação negativa e processos de in/exclusão social. São Paulo: Editora Sociologia & Política, 2017.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 2000.
MACIEL, José. Carimbó e identidade afro-amazônica. Belém: UFPA, 1983.
MACIEL, Marco Aurélio. Carimbó: um canto caboclo. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal do Pará, Belém, 1987.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
SOUZA, Jessé. A modernidade seletiva: uma crítica ao parco universalismo. São Paulo: Cortez, 1999.
VENDAS, João. Cultura negra na Amazônia: resistência e tradição. Manaus: Valer, 1980.
VERÍSSIMO, Francisco. Folclore e identidade cultural na Amazônia. Belém: EDUFPA, 1970.
VIANNA, Hermano. O mistério do samba. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.
TAFFAREL, Celi N.; ESCOBAR, Tânia. Educação Física e cultura corporal: uma perspectiva crítica-superadora. Campinas: Autores Associados, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).







