Os traços fenotípicos do "sujeito negro" na Revista Ciência Hoje das Crianças
uma questão de origem
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9526Palavras-chave:
Ciência Hoje das Crianças, Lei 10.639, Currículo, Traços fenotípicosResumo
O artigo objetiva compreender de que modos as abordagens sobre os traços fenotípicos produzem “verdades” sobre o “sujeito negro” na revista Ciência Hoje das Crianças (CHC), material de divulgação científica interpelado pelas finalidades didáticas. A escola e o currículo são forjados como elementos que integram o dispositivo de racialidade e promovem processos de assujeitamento. Assim, a CHC é construída como um corpus discursivo que produz “verdades” sobre os sujeitos. Metodologicamente, analisou-se edições CHC publicadas de 2003 a 2023, período que compreende a promulgação da Lei 10.639/2003, tratada como um ponto de resistência dentro das relações raciais de poder. A análise indica que, embora o material seja atravessado pelo racismo, a Lei e os saberes protagonizados pelo Movimento Negro também o interpelam, especialmente nas abordagens sobre o colorismo, eugenia e representatividade. Os conhecimentos biológicos e sócio-históricos se misturam na demarcação de que a origem se define pela raça.
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