Relato de experiência de uma oficina inspirada na Pretagogia e Sociopoética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9550

Palavras-chave:

Relato de experiência, Pretagogia, Sociopoética

Resumo

O presente escrito é um relato de experiência da oficina “pretagogia para desbloquear afrossaberes” realizada na 17ª Semana do Orgulho de Ser do Grupo Matizes, oferecida pelo Observatório das Juventudes e Violências na Escola (OBJUVE) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Cidadania (NEPEGECI) da Universidade Federal do Piauí. Tivemos como objetivo potencializar o corpo de jovens para desbloquear seus os afrossaberes, usando como inspiração a Pretagogia e a Sociopoética. Esta oficina nasce das implicações do autor e da autora após a participação no curso, intitulado: Pretagogia no Currículo: Bases Teóricas-Práticas (Módulo I - Pertencimento Afro, Módulo II - Ancestralidade e Módulo IV - Transversalidade) ministrado por Sandra Haydée Petit. Desse modo, a oficina proposta potencializou o corpo e as/os participantes a um resgate de seus afrossaberes recalcados em seus corpos.

Biografia do Autor

Wanderson William Fidalgo de Sousa, Universidade Federal do Piauí

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Piauí pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - (UFPI/PPGEd), na linha de Pesquisa: Educação, Diversidade/Diferença e Inclusão. Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Cidadania (NEPEGECI/UFPI) e do Observatório das Juventudes e Violências na Escola (OBJUVE/UFPI). Pesquisador Associado a Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP), Associação Nacional Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras da Juventude Brasileira (REDEJUBRA) e Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as/es (ABPN). Tenho experiência na área de Educação, com interesse nos seguintes temas: Educação das Relações Étnico-Raciais, Educação e os Estudos de Gênero e outros modos de educar com/entre um grupo-pesquisador, tendo como método de pesquisa a Sociopoética.

Sabrina Thainara de Sousa Bernardina, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2024). Atuando principalmente nos seguintes temas: Lei de Cotas; Experiências de jovem cotista e coletividade e Formação Inicial.

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

Fidalgo de Sousa, W. W., & de Sousa Bernardina, S. T. (2025). Relato de experiência de uma oficina inspirada na Pretagogia e Sociopoética . SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(2), 209–223. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9550