Literatura indígena infantil e juvenil

estratégia antirracista na Educação Escolar Indígena

Autores

  • Ivanir Maciel Faculdade Municipal de Palhoça - FMP
  • Eliane Santana Dias Debus Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9590

Palavras-chave:

Literatura infantil e juvenil indígena , Racismo , Educação escolar indígena , Professores(as) guarani

Resumo

O artigo apresenta pesquisa realizada na área da educação com o objetivo de analisar a resistência e luta antirracista atravessada pela literatura indígena infantil e juvenil em relatos de professores/as indígenas, desenvolvida na Escola Indígena de Educação Básica (EIEB) Itaty, em Santa Catarina. Constitui-se como pesquisa-ação com entrevistas inicial/final e cinco encontros de rodas de conversa com professores/as. Para analisar os dados, nos orientamos a partir de Aguiar e Ozella (2013) nos Núcleos de Significação (NS). O referencial teórico se amparou em Walsh (2009; 2019), Candau e Russo (2010), Dorrico et al. (2020), Potiguara (2023) para pensar a perspectiva intercultural, bem como a literatura indígena e sua reflexão. Reflete-se o sujeito indígena considerado “menor” pela estrutura colonizadora, constituído e representado como alguém com marcas da violência, por outro lado, o livro literário indígena estabelece novo status na escola indígena, contribuindo na luta pelos direitos e pela afirmação positiva das identidades.

Biografia do Autor

Eliane Santana Dias Debus, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Letras Licenciatura Português e Inglês pela Fundação Educacional de Criciúma (1991), mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), Bolsa Recém-Doutor (PPGE/UFSC 2001-2004) e Pós-doutorado na Universidade do Minho (PT). Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, atua no Departamento de Metodologia de Ensino, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução. Atualmente é Secretária de Cultura, Arte e Esporte, da UFSC. É líder do Grupo de Pesquisas "LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária", da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro integrante dos Grupo de Pesquisa "Produções Culturais para crianças", coordenado pelo Professor Doutor Fernando Azevedo, do Centro de Investigação em Estudos da da Criança da Universidade do Minho (Braga/Portugal); Membro da Red de Investigaciones Afrolatinoamericanas - RIALA e Membro da Rede de Pesquisadores sobre Leitura Literária e Arte Narrativa - Rede de Pesquisadores LLAN, coordenado pela professora Ilsa Vieira do Carmo Goulart (Universidade Federal de Lavras) . Membro do Conselho Editorial do Núcleo de Publicações do CED/UFSC.

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Publicado

2025-07-31

Como Citar

Maciel, I., & Santana Dias Debus, E. (2025). Literatura indígena infantil e juvenil: estratégia antirracista na Educação Escolar Indígena. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(1), 178–195. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9590