Relações étnico-raciais na formação inicial de professores de Biologia

uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9594

Palavras-chave:

Educação das Relações Étnico-Raciais, Formação docente, Formação de professores, Licenciatura em biologia

Resumo

A Educação das Relações Étnico-raciais (ERER), segundo as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, deve ocorrer nas diferentes disciplinas do Ensino Básico, o que exige a formação dos professores das diversas áreas. Dessa maneira, o presente artigo teve por objetivo realizar uma revisão sistemática de literatura, a fim de analisar a formação inicial de professores de biologia, em relação às questões étnico-raciais. De acordo com a análise realizada, a forma como a temática é tratada varia muito nas licenciaturas em biologia, indo desde o silenciamento, menção sem conexão com elementos do curso, até disciplinas específicas sobre ERER. Observa-se também uma tendência em se concentrar a discussão em disciplinas pedagógicas, existindo uma ausência nos componentes da área da biologia. A despeito de notar um avanço na legislação sobre ERER, ainda são necessárias ações mais articuladas nos cursos de formação de professores, a fim de se fortalecer sua efetivação.

Biografia do Autor

Josiane Barbosa Gouvêa, IFPR Campus Umuarama

Doutora em Administração pela UEM - Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Administração pela mesma instituição. Especialista em Assessoria Executiva pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná -
Unioeste e em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Sul Brasil -FASUL. Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Câmpus de Marechal Cândido Rondon). Atualmente trabalho como docente no Instituto Federal do Paraná - Campus Umuarama. Meus
interesses de pesquisa estão voltados à área dos estudos organizacionais em temas que envolvam relações raciais e diversidade,
cotidiano, história, memória, representações sociais e discursos a
partir de análises qualitativas.

Alan Ricardo Duarte, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Realiza pesquisas no campo da história da educação, privilegiando o século 18 e a cultura escrita, história das mulheres, práticas educativas e relações étnico-raciais. Atualmente realiza o estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em História da UFG. Bolsista CAPES.

Referências

ALMEIDA, S. Racismo estrutural. São Paulo: Jandaíra, 2020.

ANDRADE, D. A. F. et al. Mapeamento de revistas brasileiras com práticas editoriais predatórias. In: Associação Brasileira de Editores Científicos Meeting, 2023. Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: Abec Brasil, 2023, p. 1-7.

ANDRADE, L. M.; NASCIMENTO, L. M. M. Formação de professores/as de Biologia para a Educação das Relações Étnico-raciais: análise curricular de uma licenciatura e da prática docente. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, Florianópolis, v. 16, n.esp. 1, p 493-512, 2023. DOI: 10.46667/renbio.v16inesp.1.990.

ARAUJO, L. F. A Lei 10.639 e sua maior idade. Há o que se comemorar? Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 279-294, jul. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.12957/redoc.2021.57479. Disponível em:

BARBARA, A. C. F; SILVÉRIO, F. F.; MOTOKANE, M. T. Relações étnico-raciais nos Projetos Político-Pedagógicos de Licenciaturas em Biologia de São Paulo. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 17, e19395, p. 1-22, jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19395.076.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>. Acesso em: 18 jun. 2024.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, outubro de 2004a. Brasília, DF. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/publicacoes/diversas/temas_interdisciplinares/diretrizes_curriculares_nacionais_para_a_educacao_das_relacoes_etnico_raciais_e_para_o_ensino_de_historia_e_cultura_afro_brasileira_e_africana.pdf>. Acesso em: 19 fev. 2025.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução 01/2004. Brasília, DF, 17 jun. 2004b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf>. Acesso em: 19 fev. 2025.

BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm>. Acesso em: 14 mar. 2025.

CAMPOS, A. F. M. et al. Revisão Sistemática de literatura em educação: características, estrutura e possibilidades às pesquisas qualitativas. Revista Linguagem, Educação e Sociedade- LES, Teresina, v. 27, n. 54, p. 139-169, jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.2702.

FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão Sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. LOGEION: Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 6 n. 1, p.57-73, set.2019. DOI: https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil. 2019. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101681_informativo.pdf> Acesso em: 9 ago. 2023.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. População por cor ou raça. 2023. Disponível em: <https://sidra.ibge.gov.br/tabela/6403>. Acesso em: 9 ago. 2023.

MAGALHÃES, G. N. O. A educação para a diversidade étnico-racial na formação inicial de docentes: analisando um curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de São Paulo. 2020. 51 f. Monografia (especialização em Formação de Professores com Ênfase no Ensino Superior) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2020.

MOREIRA, C. Branquitude é branquidade? Uma revisão teórica da aplicação dos termos no cenário brasileiro. Revista da ABPN, Curitiba, v. 6, n. 13, p. 73-87, mar-jun. 2014. Disponível em: <https://abpnrevista.org.br/site/article/view/151>. Acesso em: 14 mar. 2025.

MUNANGA, K. Algumas considerações sobre "raça", ação afirmativa e identidade negra no Brasil: fundamentos antropológicos. Revista USP, São Paulo, n. 68, p. 46-57, fev. 2006. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i68p46-57.

NASCIMENTO, L. M. M. et al. Princípios de planejamento de uma sequência didática sobre a racialização da anemia falciforme. In: Encontro Nacional em Educação em Ciências, 12, 2019. Anais... Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2019.

OLIVEIRA, M. A. A Educação para as Relações Étnico-raciais na formação docente: uma análise dos currículos de licenciatura em Ciências Biológicas do Rio Grande do Sul. 2023. 105 f. Dissertação (mestrado em Educação em Ciências). Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023.

OLIVEIRA, L. C.; OLIVEIRA, R. R. Relações Étnico-raciais no ensino de Biologia: uma experiência na formação inicial docente. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, Florianópolis, v. 15, nesp. 2, p. 712-732, nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.46667/renbio.v15inesp2.748.

OLIVEIRA, R. D. V. L.; SALGADO, S. C. A educação em Direitos Humanos no Ensino de Ciências em interface com a teoria do Giro Decolonial: uma análise. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 27, n. 2, p. 698-726, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v27n2a2020-14.

RIBEIRO, G. Relações étnico-raciais no ensino de Anatomia Humana: uma experiência em construção. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1-18, nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39417

ROSTAS, M. H. S. G. Formação de professores: aspectos de um processo em construção. Revista Internacional de formação de professores, Itapetininga, v. 4, n. 2, p. 169-185, abr./jun. 2019. Disponível em: <https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/183>. Acesso em: 15 mar. 2025.

SANTOS, V. C.; BARROS, R. P. Formação inicial de professores de biologia em Alagoas: Avanços na educação das relações étnico-raciais. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 21, p. 1-34, out. 2023. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e54752

SANTOS, J. E.; PRUDÊNCIO, C. A. V. Formação de professores de Ciências e as relações étnico-raciais: uma revisão bibliográfica. In: Encontro Nacional das Licenciaturas, 8., 2021, Campina Grande. Anais... Campina Grande: Editora Realize. 2021.

SCHWARCZ, L. M. O espetáculo das raças. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

SILVA, D. B. C. A educação das relações étnico-raciais no ensino de Ciências: diálogos possíveis entre Brasil e Estados Unidos. 2009. 335f. Tese (doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.

SILVA, J. A.; ARAÚJO, M. L. F. Por uma pedagogia antirracista no ensino de Ciências: discussões acerca da Educação das Relações Étnico-Raciais no processo formativo de professores/as de Biologia. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 16, n. 3, nov. 2023a. DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.57

SILVA, J. A.; ARAÚJO, M. L. F. Descolonizando a formação docente: propostas de estudo das Relações Étnico-Raciais em um contexto de Formação Inicial de Professores/as de Biologia. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 20, p. 001-030, nov. 2023b. Disponível em: <https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10920>. Acesso em: 15 mar. 2025.

SILVA, R. M. N. B.; COELHO, W. N. B. As representações e a diferença racial na educação: relação entre cultura e educação na escola básica média. In: COELHO, W. N. B. (org.). Educação e relações raciais: conceituação e historicidade. São Paulo: Livraria da Física, 2010. p. 239-259.

SILVA, J. F. S. et al. Educação das relações étnico-raciais: um caminho aberto para a construção da educação intercultural crítica. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 7, no. 1, p. 248-272, mai. 2013. DOI: https://doi.org/10.14244/19827199570.

SOUZA, C. M. C. Pertencimento étnico-racial de professores de Ciências e Biologia: implicações no combate ao racismo na escola. 2019. Dissertação (mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

SOUZA, V. S. Por uma nação eugênica: higiene, raça e identidade nacional no movimento eugênico brasileiro dos anos 1910 e 1920. Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 146-166, jul/dez 2008. Disponível em: <https://www.sbhc.org.br/arquivo/download?ID_ARQUIVO=74>. Acesso em: 15 mar. 2025.

TONIAL, F. A. L. et al. A resistência à colonialidade: definições e fronteiras. Revista de Psicologia da UNESP, Assis, v. 16, n. 1, p. 18-26, jan/jun 2017. Disponível em: <https://pepsic.bvsalud.org/pdf/revpsico/v16n1/v16n1a02.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2025.

VASCONCELOS, S. M. Práticas de ensino de Biologia: as questões étnico-raciais na formação inicial de professores de Biologia no contexto amazônico. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, Florianópolis, v. 15, nesp. 2, p. 751-764, nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.46667/renbio.v15inesp2.744.

VERRANGIA, D.; SILVA, P. B. G. Cidadania, relações étnico-raciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de Ciências. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.3, p. 705-718, set./dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000300004.

VIRGÍNIO, M. H. S. Análise dos conceitos de formação docente no contexto educativo-formativo brasileiro. 2009. 156 f. Tese (doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009.

Downloads

Publicado

2025-11-04

Como Citar

Andrade Angelo, E., Barbosa Gouvêa, J., & Ricardo Duarte, A. (2025). Relações étnico-raciais na formação inicial de professores de Biologia: uma revisão sistemática de literatura. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(2), 328–350. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9594