Relações étnico-raciais na formação inicial de professores de Biologia
uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9594Palavras-chave:
Educação das Relações Étnico-Raciais, Formação docente, Formação de professores, Licenciatura em biologiaResumo
A Educação das Relações Étnico-raciais (ERER), segundo as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, deve ocorrer nas diferentes disciplinas do Ensino Básico, o que exige a formação dos professores das diversas áreas. Dessa maneira, o presente artigo teve por objetivo realizar uma revisão sistemática de literatura, a fim de analisar a formação inicial de professores de biologia, em relação às questões étnico-raciais. De acordo com a análise realizada, a forma como a temática é tratada varia muito nas licenciaturas em biologia, indo desde o silenciamento, menção sem conexão com elementos do curso, até disciplinas específicas sobre ERER. Observa-se também uma tendência em se concentrar a discussão em disciplinas pedagógicas, existindo uma ausência nos componentes da área da biologia. A despeito de notar um avanço na legislação sobre ERER, ainda são necessárias ações mais articuladas nos cursos de formação de professores, a fim de se fortalecer sua efetivação.
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