Inserção de temáticas indígenas na Educação Básica
análise dos componentes curriculares de Ciências e Biologia
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9595Palavras-chave:
Povos indígenas, Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, Escola, CurrículoResumo
A história dos povos indígenas no Brasil desde a invasão europeia é marcada por lutas pela sobrevivência e resistência cultural. Sabemos que o ensino dos conhecimentos e saberes dos povos indígenas enfrenta desafios, apesar da existência de leis que o garantem, refletindo a falta de políticas públicas eficazes e a existência de um currículo escolar hegemônico. Visando contribuir com o aprofundamento dos estudos acerca das populações originárias deste território, este estudo analisou como se dá a inserção de temáticas indígenas no currículo da educação básica após a promulgação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, com recorte nos componentes curriculares de Ciências e Biologia. A metodologia de pesquisa consistiu numa análise documental, de ordem qualiquantitativa, de materiais de apoio didático e de documentos curriculares. Identificou-se a escassez da inserção curricular de conhecimentos indígenas nesses componentes curriculares, evidenciando a importância e limitação da legislação para garantir um ensino intercultural e interdisciplinar.
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