Educação antirracista e educação midiática
cruzamentos possíveis com mídia e literatura negra nas aulas de Língua Inglesa
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9607Palavras-chave:
Educação antirracista, Literatura negra, MídiaResumo
Os espaços privilegiados na mídia reproduzem conceitos racistas o que exige do educador ações efetivas para combatê-los. Este artigo tem como objetivo debater acerca das contribuições de uma educação antirracista nas aulas de língua inglesa por meio da mídia e da literatura negra e os cruzamentos possíveis da educação midiática com a educação antirracista. A pesquisa baseia-se num relato de experiência entrelaçando pressupostos de teóricos da educação (Freire, 1980; 2018; 2019; 2024), da mídia (Jenkins, 2022), da luta antirracista (Cavalleiro, 2024; Ribeiro, 2018), entre outros. As práticas educativas, antirracista e para a mídia se complementam e são estratégicas na luta antirracista quando se utilizam dos veículos de comunicação que exercem forte influência na sociedade contemporânea para difundir e trabalhar a literatura produzida por autores e autoras negras que são invisibilizados no cenário cultural.
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