Educação antirracista e educação midiática

cruzamentos possíveis com mídia e literatura negra nas aulas de Língua Inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9607

Palavras-chave:

Educação antirracista, Literatura negra, Mídia

Resumo

Os espaços privilegiados na mídia reproduzem conceitos racistas o que exige do educador ações efetivas para combatê-los. Este artigo tem como objetivo debater acerca das contribuições de uma educação antirracista nas aulas de língua inglesa por meio da mídia e da literatura negra e os cruzamentos possíveis da educação midiática com a educação antirracista. A pesquisa baseia-se num relato de experiência entrelaçando pressupostos de teóricos da educação (Freire, 1980; 2018; 2019; 2024), da mídia (Jenkins, 2022), da luta antirracista (Cavalleiro, 2024; Ribeiro, 2018), entre outros. As práticas educativas, antirracista e para a mídia se complementam e são estratégicas na luta antirracista quando se utilizam dos veículos de comunicação que exercem forte influência na sociedade contemporânea para difundir e trabalhar a literatura produzida por autores e autoras negras que são invisibilizados no cenário cultural.

Biografia do Autor

Maeles Carla Geisler, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Especialista em ensino de língua inglesa. Graduada em Letras/Inglês pela FURB (Fundação Universidade Regional de Blumenau - 2023). Pós-graduanda no mestrado em Educação na FURB (Fundação Universidade Regional de Blumenau - 2024/2026) e membra do grupo de pesquisa Edumídia (Comunicação e Educação Midiática). É professora de Língua Inglesa na Educação Básica atuando no Ensino Médio em Blumenau/SC. Tem interesse nos temas: ensino de literatura negra, ensino de língua inglesa, mídia e educação, antirracismo, decolonialidade.

Sandro Lauri da Silva Galarça, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente, é professor na Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB e na Associação Educacional Bom Jesus/Ielusc. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Produção Textual, Novas Tecnologias da Comunicação e Planejamento Gráfico. Coordena o Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Afro Brasileiros da FURB (NEAB/FURB) no CNPq. É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e do Consórcio Nacional dos Núcleos de Estudos Afro Brasileiros (CONNEABS). Atua principalmente nos seguintes temas: educomunicação, comunicação, sociedade, tecnologias, narrativas jornalísticas, discurso e questões étnico-raciais.

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

Geisler, M. C., & Galarça, S. L. da S. (2025). Educação antirracista e educação midiática: cruzamentos possíveis com mídia e literatura negra nas aulas de Língua Inglesa. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(2), 480–495. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9607