Etnomatemática e Decolonialidade

Por uma perspectiva Multicultural no ensino da Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9621

Palavras-chave:

Etnomatemática, Decolonialismo, Multiculturalismo.

Resumo

O presente trabalho visa mostrar de que forma a Etnomatemática, enquanto perspectiva epistemológica decolonial, pode ser aplicada no ensino da Matemática para promover a valorização das contribuições matemáticas de diferentes culturas e combater a exclusão de diferentes epistemologias do currículo escolar. Para isso, enquanto instrumental metodológico, esse artigo recorreu à revisão bibliográfica de alguns teóricos e autores. A partir disso, discutiu-se sobre as concepções da Matemática, presentes nas mais diversas sociedades e culturas, bem como a importância trazer diversas epistemes e experiências que ajudem a decolonizar o conhecimento e torná-lo significativo na vida  dos alunos. Por fim, consideramos que é repensando os currículos escolares, a formação dos professores e a concepção que se tem acerca dos alunos, buscando refletir sobre a diversidade cultural e étnica, principalmente dos grupos que foram historicamente excluídos e marginalizados, que garantiremos uma educação que seja ferramenta efetiva de inclusão e transformação social.

Biografia do Autor

João Paulo de Sena Brito, Universidade Estadual do Ceará

Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, e-mail: paulussenna19@gmail.com

Diana Nara da Silva Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará, campus Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e-mail: diana.nara@uece.br

Francisco Wagner Soares Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

 Professor Adjunto do curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos FAFIDAM/UECE, Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), e-mail: wagneruece.oliveira@uece.br

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

de Sena Brito, J. P., da Silva Oliveira, D. N., & Soares Oliveira, F. W. (2025). Etnomatemática e Decolonialidade: Por uma perspectiva Multicultural no ensino da Matemática. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(2), 160–175. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9621