Etnomatemática e Decolonialidade
Por uma perspectiva Multicultural no ensino da Matemática
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9621Palavras-chave:
Etnomatemática, Decolonialismo, Multiculturalismo.Resumo
O presente trabalho visa mostrar de que forma a Etnomatemática, enquanto perspectiva epistemológica decolonial, pode ser aplicada no ensino da Matemática para promover a valorização das contribuições matemáticas de diferentes culturas e combater a exclusão de diferentes epistemologias do currículo escolar. Para isso, enquanto instrumental metodológico, esse artigo recorreu à revisão bibliográfica de alguns teóricos e autores. A partir disso, discutiu-se sobre as concepções da Matemática, presentes nas mais diversas sociedades e culturas, bem como a importância trazer diversas epistemes e experiências que ajudem a decolonizar o conhecimento e torná-lo significativo na vida dos alunos. Por fim, consideramos que é repensando os currículos escolares, a formação dos professores e a concepção que se tem acerca dos alunos, buscando refletir sobre a diversidade cultural e étnica, principalmente dos grupos que foram historicamente excluídos e marginalizados, que garantiremos uma educação que seja ferramenta efetiva de inclusão e transformação social.
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