Entre cordas, pedrinhas e petecas

jogos e brincadeiras indígenas e afro-brasileiras como caminho pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9629

Palavras-chave:

Educação Básica , Jogos e Brincadeiras , Indígena , Afro-brasileiro

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta pedagógica para a Educação Básica que organiza e sistematiza jogos e brincadeiras tradicionais afro-brasileiras e indígenas como opções educativas. O objetivo é fornecer subsídios didáticos e metodológicos que auxiliem professores a integrar essas práticas ao currículo escolar de forma crítica, lúdica e antirracista. A pesquisa, de base bibliográfica e documental, reconhece esses saberes como patrimônio imaterial coletivo, transmitido por oralidade e práticas comunitárias. A proposta busca fortalecer a identidade cultural dos estudantes, valorizar a diversidade étnico-racial e combater o racismo estrutural desde a infância. A ludicidade é compreendida como meio potente para promover uma educação plural, intercultural e comprometida com a justiça social. Esta ação também contribui para a implementação efetiva das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, oferecendo caminhos para uma prática pedagógica mais inclusiva e representativa.

Biografia do Autor

Teresa Ontañón Barragán, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM

Professora efetiva do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) - Ituiutaba. Doutora em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com Mestrado na mesma Faculdade, na área de Educação Física e Sociedade. Possui Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Ciências da Atividade Física e do Esporte pela Universidade Politécnica de Madri (Espanha), com especialidade em Educação Física, Lazer e Recreação. Possui também licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Norte de Paraná.Tem experiência na área de Educação Física Escolar, Circo, Ginástica e Esportes de Aventura. Membro e pesquisadora do Grupo Circus (Grupo de Estudos e Pesquisa em Circo da FEF/Unicamp).

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Publicado

2025-07-31

Como Citar

Muniz Moreira, K., & Ontañón Barragán, T. (2025). Entre cordas, pedrinhas e petecas: jogos e brincadeiras indígenas e afro-brasileiras como caminho pedagógico. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(1), 157–177. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9629