Entre cordas, pedrinhas e petecas
jogos e brincadeiras indígenas e afro-brasileiras como caminho pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9629Palavras-chave:
Educação Básica , Jogos e Brincadeiras , Indígena , Afro-brasileiroResumo
Este artigo apresenta uma proposta pedagógica para a Educação Básica que organiza e sistematiza jogos e brincadeiras tradicionais afro-brasileiras e indígenas como opções educativas. O objetivo é fornecer subsídios didáticos e metodológicos que auxiliem professores a integrar essas práticas ao currículo escolar de forma crítica, lúdica e antirracista. A pesquisa, de base bibliográfica e documental, reconhece esses saberes como patrimônio imaterial coletivo, transmitido por oralidade e práticas comunitárias. A proposta busca fortalecer a identidade cultural dos estudantes, valorizar a diversidade étnico-racial e combater o racismo estrutural desde a infância. A ludicidade é compreendida como meio potente para promover uma educação plural, intercultural e comprometida com a justiça social. Esta ação também contribui para a implementação efetiva das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, oferecendo caminhos para uma prática pedagógica mais inclusiva e representativa.
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