O que (não) se ensina
A Lei 10.639/2003 e a formação docente nas Universidades Estaduais do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9636Palavras-chave:
Educação das Relações Étnico Raciais, Étnico-raciais; Direitos Humanos; Educação;Lei nº 10.639/033., Formação de ProfessoresResumo
Esta pesquisa investiga a formação de professores nos cursos de Pedagogia das universidades estaduais do Paraná (UEL, UEM e UEPG), com foco na implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Lei 10.639/2003). A análise documental dos Projetos Políticos de Curso e currículos revela uma aplicação parcial dessas diretrizes, com avanços, mas também desafios, como a integração efetiva dos conteúdos e a formação continuada de docentes. A pesquisa busca compreender como esses cursos incorporam tais diretrizes e seu impacto na formação de professores e gestores. O objetivo é avaliar se os currículos promovem uma educação inclusiva e antirracista, conforme a Resolução CNE/CP 001/2004, garantindo a valorização da história e cultura afro-brasileira e africana no ensino.
Referências
Araujo, L. F. (2021). Implementação da Lei 10.639/2003: Experiências e Desafios da Coordenação de Educação Étnico Racial no Período de 2007 a 2010. Redoc Rio de Janeiro, 5(2), 279-280. https://doi.org/10.12957/redoc.2021.57479
______. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 009/2001, de 8 de maio de 2001.
______. Lei no 10.639 de 09 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 de jan. de 2003. Seção 1, p. 1.
______. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP no 01, de 17 de junho de 2004. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 de jun. de 2004. Seção 1, p. 11.
______. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP No 1/2006, de 15 de maio de 2006. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 de mai. de 2006. Seção 1, p. 11.
______. Lei no 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 de dez. de 1994. Seção 1, p. 27833.
______. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 009/2001, de 8 de maio de 2001.
______. Lei no 10.639 de 09 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 de jan. de 2003. Seção 1, p. 1.
______. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP no 01, de 17 de junho de 2004. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 de jun. de 2004. Seção 1, p. 11.
______. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP No 1/2006, de 15 de maio de 2006. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 de mai. de 2006. Seção 1, p. 11.
CAVALLEIRO, E. S. Identificando o racismo, o preconceito e a discriminação racial na escola. In: LIMA, I.C.; ROMÃO, S.; SILVEIRA, S.M. (Orgs.) Os Negros e a Escola Brasileira. Florianópolis. n. 6 . NEN - Núcleo de Estudos Negros, 1999.
______. (org.). Racismo e Anti-racismo na Educação: Repensando Nossa Escola. São Paulo: Selo Negro, 2001.
CONCEIÇÃO, M.; SISS, A. A atuação da militância negra acadêmica pós-1964 e seu legado contemporâneo para a democratização das relações étnico-raciais. In: BERINO, A. (org). Diversidade étnico-racial e educação brasileira. Seropédica, UFRRJ/Evangraf, 2013.
GOMES, M. M.; GOMES, F. das C; ARAUJO NETO, B. B. de; MOURA, N. D. de S.; MELO, S. R. de A.; ARAUJO, S. F. de; NASCIMENTO, A. K. do; MORAIS, L. M. D. de. Reflexões sobre a formação de professores: características, histórico e perspectivas. Revista Educação Pública, v. 19, no 15, 6 de agosto de 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/15/reflexoes-sobre-a-formacao-de- professores-caracteristicas-historico-e-perspectivas.
GOMES, N. L. Educação cidadã, etnia e raça: o trato pedagógico da diversidade. In: CAVALLEIRO, E. Racismo e Anti-racismo na Educação. São Paulo: Selo Negro, 2001.
______; JESUS, R. E. As práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva de Lei 10.639/2003: desafios para a política educacional e indagações para a pesquisa. Educar em Revista. Curitiba, no 47, p. 19-33, jan./mar. 2013.
MONTEIRO, R. B. Licenciaturas. In: BRASIL. Orientações e ações para Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília, 2006.
______. A educação para as relações étnico-raciais em um curso de Pedagogia: estudo de caso sobre a implantação da Resolução CNE/CP 01/2004. Tese de Doutorado em Educação. Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2010.
MUNANGA, K. Negritude: usos e sentidos. São Paulo: Editora Ática, 1986.
______. Estratégias e Políticas de Combate à Discriminação Racial. 1. ed. EDUSP/Estação Ciência, 1996.
______. Superando o Racismo na Escola. Brasília: MEC/SECAD, 2005.
______. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Palestra proferida no 3o Seminário Nacional Relações Raciais e Educação-PENESB-RJ, 05/11/03.
______. Teoria social e relações raciais no Brasil contemporâneo. Cadernos PENESB, Rio de Janeiro, v. 12, p. 169-203, 2010.
UNICEF. Acesso, permanência, aprendizagem e conclusão da Educação Básica na idade certa: direito de todas e de cada uma das crianças e dos adolescentes. Brasília: UNICEF, 2012.
______. O enfrentamento da exclusão escolar no Brasil: Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Brasília: UNICEF, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).







