O que (não) se ensina

A Lei 10.639/2003 e a formação docente nas Universidades Estaduais do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9636

Palavras-chave:

Educação das Relações Étnico Raciais, Étnico-raciais; Direitos Humanos; Educação;Lei nº 10.639/033., Formação de Professores

Resumo

Esta pesquisa investiga a formação de professores nos cursos de Pedagogia das universidades estaduais do Paraná (UEL, UEM e UEPG), com foco na implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Lei 10.639/2003). A análise documental dos Projetos Políticos de Curso e currículos revela uma aplicação parcial dessas diretrizes, com avanços, mas também desafios, como a integração efetiva dos conteúdos e a formação continuada de docentes. A pesquisa busca compreender como esses cursos incorporam tais diretrizes e seu impacto na formação de professores e gestores. O objetivo é avaliar se os currículos promovem uma educação inclusiva e antirracista, conforme a Resolução CNE/CP 001/2004, garantindo a valorização da história e cultura afro-brasileira e africana no ensino.

 

Biografia do Autor

Gabriela Paula Santos, Universidade Estadual de Londrina

GABRIELA:

 

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2023, com mestrado em Educação pela mesma instituição, concluído em 2025. Colaboradora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-UEL), desenvolve pesquisas na área de História da Educação, Formação de Professores e Educação das Relações Étnico-Raciais. Sua trajetória acadêmica e profissional está voltada para a pesquisa e práticas educativas que promovem a equidade e a valorização da diversidade no ambiente escolar e na formação docente.

Simone Burioli, Universidade Estadual de Londrina

SIMONE BURIOLI - Professora Associada do curso de Pedagogia e da Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), trabalha com pesquisas na área dos impressos e dos arquivos, com enfoque na formação de professoras e na História das mulheres.

Referências

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

Santos, G. P., & Burioli, S. (2025). O que (não) se ensina : A Lei 10.639/2003 e a formação docente nas Universidades Estaduais do Paraná. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(2), 224–248. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9636