O racismo não é conto de fadas
a urgência da literatura antirracista nas escolas
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9638Palavras-chave:
Educação antirracista, Literatura Infantil, Protagonismo negro, Identidade étnico-racial, Lei 10639/2003Resumo
Este artigo discute a contribuição da literatura infantil na educação antirracista. A literatura antirracista, foi utilizada como objeto pedagógico em uma turma do 4° ano do Ensino Fundamental para promoção de uma educação democrática e inclusiva e combate ao racismo estrutural e discriminação racial. Por meio de um relato de experiência, são descritas atividades de literatura infantil com protagonismo negro, desenvolvidas durante estágio em inclusão, que abordaram temas relacionados ao empoderamento negro e respeito às diversidades. As discussões mostraram a importância de incluir questões étnico-raciais como eixo estruturante dos currículos escolares, conforme a lei 10.639/2003, para conectar as experiências educativas à realidade. Considera-se que o trabalho com literatura antirracista em salas de aula transcende a leitura, incentivando a reflexão crítica e o engajamento consciente dos estudantes. A integração dessas leituras no cotidiano escolar apresenta-se como uma excelente oportunidade de desenvolvimento contínuo de diálogos sobre as diversidades étnico-raciais brasileiras.
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