O racismo não é conto de fadas

a urgência da literatura antirracista nas escolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9638

Palavras-chave:

Educação antirracista, Literatura Infantil, Protagonismo negro, Identidade étnico-racial, Lei 10639/2003

Resumo

Este artigo discute a contribuição da literatura infantil na educação antirracista. A literatura antirracista, foi utilizada como objeto pedagógico em uma turma do 4° ano do Ensino Fundamental para promoção de uma educação democrática e inclusiva e combate ao racismo estrutural e discriminação racial. Por meio de um relato de experiência, são descritas atividades de literatura infantil com protagonismo negro, desenvolvidas durante estágio em inclusão, que abordaram temas relacionados ao empoderamento negro e respeito às diversidades. As discussões mostraram a importância de incluir questões étnico-raciais como eixo estruturante dos currículos escolares, conforme a lei 10.639/2003, para conectar as experiências educativas à realidade. Considera-se que o trabalho com literatura antirracista em salas de aula transcende a leitura, incentivando a reflexão crítica e o engajamento consciente dos estudantes. A integração dessas leituras no cotidiano escolar apresenta-se como uma excelente oportunidade de desenvolvimento contínuo de diálogos sobre as diversidades étnico-raciais brasileiras.

Biografia do Autor

Verônica Martins Cardoso e Silva, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Pedagogia. Membro do Grupo de pesquisa Tecido-Tecnologias, Ciênicas e Dodiscências.

Bethania Medeiros Geremias, Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa

Pós-Doutorado em Ensino de Ciências. Doutorado em Educação Científica e Tecnológica. Líder do Grupo de Pesquisa TECIDO.  Pós-graduação em Educação UFV. Professora do Departamento de Educação - Pedagogia.  Área: Didática e Metodologias de Ensino.

Elaine Regina do Carmo, Universidade Federal de Viçosa

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Viçosa. É professora de Língua Portuguesa da Educação de Jovens e Adultos. Membro do Grupo Tecido - Tecnologias, Ciências e Dodiscências e desenvolve pesquisas voltadas para questões étinico-raciais em perspectivas interseccionais.

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

Martins Cardoso e Silva, V., Geremias, B. M., & Regina do Carmo, E. (2025). O racismo não é conto de fadas: a urgência da literatura antirracista nas escolas. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(2), 669–685. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9638