O ensino de Física e a colonialidade do saber

potencialidades e desafios na construção de um currículo antirracista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9641

Palavras-chave:

Ensino de Física; Educação para as relações étnico-raciais; Colonialidade do saber; Formação de professores; Lei 10.639/2003

Resumo

O ensino de Física é influenciado pelas relações de poder perpetuadas pela colonização do saber. Essa violência epistêmica subalternizou o conhecimento produzido pelos povos colonizados, resultando na organização dos currículos modernos de Física de acordo com uma hierarquização de saberes que privilegia o conhecimento produzido pelo Norte Global. Portanto, o artigo configura-se como uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, que se constitui da análise de 7 artigos publicados na última década, entre 2014 e 2024.  A análise identifica como a educação para as relações étnico-raciais tem sido efetivada no Ensino de Física em nível nacional. A pesquisa revelou que o enfoque antirracista ainda é incipiente nos currículos relativos as Ciências Físicas. Além disso, foram identificados desafios no que tange a formação de professores e potencialidades para inserção do tema na disciplina.

 

Biografia do Autor

Stephani Corrêa Ferreira, Universidade Estatual Norte Fluminense

Pesquisadora na área de Ensino de Ciências com ênfase em educação para as relações étnico-raciais. Mestra em Ciências Naturais pela Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF), com formação pelo programa de pós-graduação em Ciências Naturais. (PPGCN). Licenciada em Ciências da Natureza, com ênfase em Ciências e Física, pelo Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro (IFF).

Luciana Andrade Tostes Lopes, Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Doutoranda em Ciências Naturais - Universidade  Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro; Mestra em Ciências Naturais- Universidade  Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro; Licenciada em Ciências Naturais e Química- Instituto Federal Fluminense.

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

Corrêa Ferreira, S., & Andrade Tostes Lopes, L. (2025). O ensino de Física e a colonialidade do saber: potencialidades e desafios na construção de um currículo antirracista. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(2), 496–516. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9641