O ensino de Física e a colonialidade do saber
potencialidades e desafios na construção de um currículo antirracista
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9641Palavras-chave:
Ensino de Física; Educação para as relações étnico-raciais; Colonialidade do saber; Formação de professores; Lei 10.639/2003Resumo
O ensino de Física é influenciado pelas relações de poder perpetuadas pela colonização do saber. Essa violência epistêmica subalternizou o conhecimento produzido pelos povos colonizados, resultando na organização dos currículos modernos de Física de acordo com uma hierarquização de saberes que privilegia o conhecimento produzido pelo Norte Global. Portanto, o artigo configura-se como uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, que se constitui da análise de 7 artigos publicados na última década, entre 2014 e 2024. A análise identifica como a educação para as relações étnico-raciais tem sido efetivada no Ensino de Física em nível nacional. A pesquisa revelou que o enfoque antirracista ainda é incipiente nos currículos relativos as Ciências Físicas. Além disso, foram identificados desafios no que tange a formação de professores e potencialidades para inserção do tema na disciplina.
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