Relato de experiência docente

a primeira disciplina de Educação em Relações Étnico-Raciais na Odontologia da UFRJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9643

Palavras-chave:

Letramento Racial, Direitos Humanos, Formação em Odontologia

Resumo

Este artigo tem por objetivo compartilhar a institucionalização do letramento racial como ferramenta educativa antirracista. Trata-se de um relato de experiência que descreverá o contexto, a origem, a metodologia e o desenvolvimento da primeira disciplina de educação das relações étnico-raciais (ERER) na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Através de aulas expositivas dialógicas, vinculadas às bibliografias especializadas, estudos de caso de situações reais de práticas racistas na saúde bucal, além de leituras complementares e de recursos audiovisuais, o curso proporcionou, em um espaço de interação interdisciplinar e diverso, reflexões sobre a temática racial atrelada aos valores dos direitos humanos no campo da saúde. Como iniciativa pioneira, enfrentou o desafio da escassez de referenciais similares nessa área. No entanto, a avaliação da disciplina pelos alunos foi positiva, o que demonstra a relevância da ERER para a formação em Odontologia.

 

Biografia do Autor

Rita de Cassia Ladeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (UFF), Mestra em Relações-Étnico-Raciais (CEFET-RJ), Graduada em Odontologia (UNIGRANRIO), TAE na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Docente colaboradora na Pós-Graduação em Saúde Coletiva na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

Ladeira, R. de C. . (2025). Relato de experiência docente: a primeira disciplina de Educação em Relações Étnico-Raciais na Odontologia da UFRJ. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(2), 778–798. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9643