Educação e Direitos Humanos
práticas vivenciadas no subprojeto Relações Étnico-Raciais do Programa Residência Pedagógica em uma Escola de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9644Palavras-chave:
Educação das Relações Étnico Raciais, direitos humanos, História e cultura africana afro-brasileira e indígena, Formação Docente, práticas pedagógicasResumo
Este trabalho apresenta uma prática pedagógica desenvolvida com uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental, no contexto do “Subnúcleo Relações Étnico-Raciais”, do Programa Residência Pedagógica, com ênfase na valorização da cultura africana, afro-brasileira e indígena, à luz do debate sobre os Direitos Humanos (Nunes, 2021; Severino, 2019). Por meio de um relato de experiência, procura-se dar visibilidade ao conjunto das atividades desenvolvidas pela escola, com vistas a assegurar uma educação antirracista. Como resultado, destacam-se a leitura de obras literárias, visita à Mina de Chico Rei, (Ouro Preto/MG), a Semana da Realeza, o estudo do Congado e a confecção de bonecos representando figuras negras. A vivência proporcionou conhecer narrativas de resistência e protagonismo negros, ao mesmo tempo em que evidenciou os desafios enfrentados pela escola pública ao reposicionar as culturas afro-brasileiras e indígenas no currículo escolar como legítimas, formadoras da identidade nacional e alicerçadas nos princípios dos Direitos Humanos.
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