Educação e Direitos Humanos

práticas vivenciadas no subprojeto Relações Étnico-Raciais do Programa Residência Pedagógica em uma Escola de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9644

Palavras-chave:

Educação das Relações Étnico Raciais, direitos humanos, História e cultura africana afro-brasileira e indígena, Formação Docente, práticas pedagógicas

Resumo

Este trabalho apresenta uma prática pedagógica desenvolvida com uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental, no contexto do “Subnúcleo Relações Étnico-Raciais”, do Programa Residência Pedagógica, com ênfase na valorização da cultura africana,  afro-brasileira e indígena, à luz do debate sobre os Direitos Humanos (Nunes, 2021; Severino, 2019). Por meio de um relato de experiência, procura-se dar visibilidade ao conjunto das atividades desenvolvidas pela escola, com vistas a assegurar uma educação antirracista. Como resultado, destacam-se a leitura de obras literárias, visita à Mina de Chico Rei, (Ouro Preto/MG), a Semana da Realeza, o estudo do Congado e a confecção de bonecos representando figuras negras. A vivência proporcionou conhecer narrativas de resistência e protagonismo negros, ao mesmo tempo em que evidenciou os desafios enfrentados pela escola pública ao reposicionar as culturas afro-brasileiras e indígenas no currículo escolar como legítimas, formadoras da identidade nacional e alicerçadas nos princípios dos Direitos Humanos.

Biografia do Autor

Marcelo Donizete da Silva, UFOP

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994), Mestrado (2003). Doutorado (2010) em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP e Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP (2022). É Professor, associado, do Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (DEEDU/ICHS/UFOP). É membro nos grupos de pesquisa  Formação e Profissão Docente FOPROFI/UFOP; Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena NEABI/UFOP. Tem experiência nas áreas de Filosofia e Políticas Públicas em Educação com atuação nas seguintes áreas: Filosofia e História da Educação, Ensino de Filosofia, Epistemologia e Teorias da Educação, Políticas Públicas em Educação e Gestão.

Cristina Carla Sacramento, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto; Integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (UFOP). Investiga infâncias negras e literatura Infantil na perspectiva da Educação para as relações étnico-raciais.

Rosenéa da Consolação de Castro Santos, Escola Estadual Gomes Freire

Professora dos anos iniciais da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais. Licenciada em Letras pela UFOP e pós-graduada em Atendimento Educacional Especializado com ênfase na Educação Inclusiva. Atuou como preceptora no Programa de Residência Pedagógica da UFOP, na área de Educação Étnico-Racial. Possui experiência na rede pública e privada com alfabetização, anos iniciais e Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II. Atua como pesquisadora nas áreas de educação inclusiva na perspectiva da educação especial, relações étnico-raciais afro-brasileiras e indígenas, e os impactos socioeducacionais de desastres ambientais, com foco no rompimento de barragens em Mariana e estratégias de prevenção nas escolas.

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

Donizete da Silva, M., Carla Sacramento, C., & da Consolação de Castro Santos, R. (2025). Educação e Direitos Humanos: práticas vivenciadas no subprojeto Relações Étnico-Raciais do Programa Residência Pedagógica em uma Escola de Minas Gerais. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(2), 411–431. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9644