A resistência das joias de crioula para um ensino de Química antirracista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9646

Palavras-chave:

Ensino de Química Antirracista; Mulheres Negras; Joias de Crioula;

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições de uma intervenção didática afrocentrada para promoção da Educação Antirracista no ensino de Química: “a química das joias de crioula e o empoderamento das mulheres negras brasileiras”, realizada com 30 estudantes de uma escola pública de ensino médio de Manaus. Foram realizadas visitas a exposições virtuais sobre a história e cultura africana e afro-brasileira, possibilitando aos estudantes o contato com a nossa própria história. A pesquisa possibilitou a aprendizagem dos processos químicos envolvidos na confecção e identificação de joias contextualizando com a histórias das mulheres de ganho possibilitando  desconstrução da imagem estereotipada da hipersexualização e objetificação do corpo das mulheres negras no Brasil, bem como o conhecimento e o reconhecimento das primeiras trabalhadoras brasileiras, revelando as contradições e a opressão do sistema de exploração capitalista racista que ainda escraviza, mata e violenta as mulheres negras brasileiras.

Biografia do Autor

Priscila Duarte de Lira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Priscila Duarte de Lira é Licenciada em Química pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam/2018), Mestra em Ensino de Química (Ufam/2021), atualmente Doutorando em Ensino de Química (Ufam). Ex-Diretora de Ciência e Tecnologia e Inovação da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Tesoureira da Associação de Pós-Graduandos da Ufam (APG-UFAM) e membro da União de Negros e Negras pela Igualdade (UNEGRO-AM). Áreas de atuação: Formação de professores; Educação para Relações Étnico-Raciais no ensino de Química e Ciências; Química de produtos naturais, divulgação cientifica e políticas de inclusão, diversificação e democracia para juventude.

Larissa Gomes Matos, Universidade Federal do Amazonas

Estudante de graduação pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM, curso em licenciatura em química; Participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência , PIBID -UFAM, 2020 -2021; Participação no Programa de Iniciação Científica, PIBIC - UFAM, 2022-2024, c.

Larissa Tereza dos Santos Reis, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Larissa Tereza dos Santos Reis é química, educadora e produtora cultural manauara, com experiência na integração entre ciência, arte e cultura. Graduada em Química pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), possui Mestrado e atualmente cursa Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Química da mesma instituição, com ênfase no Ensino de Química. Atuou como professora na Educação de Jovens e Adultos e desenvolveu projetos no espaço Sala de Ciências do SESCiência (2018-2020), voltados à divulgação científica em ambientes não formais. Entre 2021 e 2022, coordenou projetos do Programa Ciência na Escola (PCE-FAPEAM) e, atualmente, exerce a função de Supervisora no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Desde 2020, é professora da Secretaria de Educação do Amazonas (SEDUC-AM) e dedica-se ao ensino e à popularização da ciência, promovendo eventos científicos e culturais, como as edições de Experiências e Vivências: Mostra Científica e Cultural e Caipora Feira Criativa. Seu compromisso com a educação se estende ao Cursinho Dora Priante, onde atua como educadora popular, contribuindo para a formação acadêmica e cidadã de jovens.

Ettore Paredes Antunes, Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Química, campus São Carlos

Ettore Paredes Antunes é Docente na Universidade Federal de São Carlos - DQ/São Carlos. Têm interesse em pesquisas na intersecção entre as áreas da História, Filosofia, Psicologia e Sociologia da Ciência e o Ensino de Ciências. Líder do Laboratório de Filosofia e Ensino de Ciências (LAFECi) e coordenador do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Química (LENAQ) na UFSCa

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

Duarte de Lira, P., Gomes Matos, L., dos Santos Reis, L. T., & Paredes Antunes, E. (2025). A resistência das joias de crioula para um ensino de Química antirracista . SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(2), 517–538. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9646