A mediação do Coordenador Pedagógico na educação antirracista
reflexões a partir de um estágio supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9653Palavras-chave:
Educação Etnico-Racial, Coordenador Pedagógico, Educação AntirracistaResumo
O presente artigo ressalta o papel do Coordenador Pedagógico na promoção de uma educação antirracista, considerando os avanços legislativos, como as legislações: Lei nº 10.639/2003 e a Lei nº 12.711/2012, mas também as limitações na garantia do acesso e permanência de estudantes negros no sistema educacional. A pesquisa adotou uma abordagem bibliográfica, baseada em referências documentais e teóricas, e teve como objetivo analisar estratégias pedagógicas voltadas à educação antirracista, a partir de um estágio supervisionado em coordenação pedagógica em um colégio federal de ensino médio. Os resultados indicam que o Coordenador Pedagógico desempenha um papel fundamental na articulação de sua equipe, promovendo formações, reflexões e práticas que possibilitam uma escola crítica e comprometida com a equidade racial.
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