A mediação do Coordenador Pedagógico na educação antirracista

reflexões a partir de um estágio supervisionado

Autores

  • Samantha Aparecida Correa Alves UFV
  • Aline Araújo Cassimiro Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Maria Simone Euclides Universidade Federal de Viçosa (UFV)

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9653

Palavras-chave:

Educação Etnico-Racial, Coordenador Pedagógico, Educação Antirracista

Resumo

O presente artigo ressalta o papel do Coordenador Pedagógico na promoção de uma educação antirracista, considerando os avanços legislativos, como as legislações: Lei nº 10.639/2003 e a Lei nº 12.711/2012, mas também as limitações na garantia do acesso e permanência de estudantes negros no sistema educacional. A pesquisa adotou uma abordagem bibliográfica, baseada em referências documentais e teóricas, e teve como objetivo analisar estratégias pedagógicas voltadas à educação antirracista, a partir de um estágio supervisionado em coordenação pedagógica em um colégio federal de ensino médio. Os resultados indicam que o Coordenador Pedagógico desempenha um papel fundamental na articulação de sua equipe, promovendo formações, reflexões e práticas que possibilitam uma escola crítica e comprometida com a equidade racial.

Biografia do Autor

Aline Araújo Cassimiro, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Mestranda pela Universidade Federal de Viçosa. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2024). Atuou como bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2022- 2024). Foi monitora voluntária do Projeto de Extensão Ludoteca - UFV (2022) e membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação de Profissionais da Educação - GEPPFOR UFV (2023). Atualmente faz parte do Núcleo de Pesquisas Educação e Artes em Diferentes Espaços - NUPEADE - UFV/CNPq.

Maria Simone Euclides, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Extensão Rural e Bacharel em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pesquisadora filiada à Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e ex-pesquisadora da Latin American Studies Association (LASA) de 2019 a 2020. Associada ao Núcleo Brasileiro, Latino-Americano e do Caribe de Estudos sobre Relações Raciais, Gênero e Movimentos Sociais (NBlac), certificado pelo CNPq, e ao Grupo de Pesquisa Educação, Gênero e Raça (EDUCAGERA) da Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é Professora Associada IV do Curso de Graduação em Pedagogia do Departamento de Educação da UFV e Orientadora Acadêmica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da mesma instituição. Sua expertise acadêmica está em Educação e Diversidade, com foco principal nas seguintes áreas: autoetnografias negras, gênero, raça, racismo, desigualdades educacionais, ações afirmativas, trajetórias educacionais e educação rural.    

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

Correa Alves, S. A., Araújo Cassimiro, A., & Simone Euclides, M. (2025). A mediação do Coordenador Pedagógico na educação antirracista: reflexões a partir de um estágio supervisionado. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(2), 390–410. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9653