As voltas do mundo entre a capoeira e a educação formal

reflexões a partir do diálogo do/a Mestre/a e da Lei 10.639/2003

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9654

Palavras-chave:

Capoeira, Lei 10.639/2003, Educação escolar, Identidade Negra, Ensino Superior

Resumo

O ensaio propõe uma reflexão sobre a intersecção entre a educação em espaços formais e capoeira enquanto manifestação cultural afro-brasileira praticada por crianças, jovens e adultos do Grupo Capoeira Angola Palmares, no Roger, em João Pessoa/PB. O objetivo é analisar como a vivência no Grupo de Capoeira tem mobilizado os jovens e os adultos no acesso ao ensino médio e superior, impulsionado por políticas públicas de ações afirmativas. Trata-se de compreender como a educação afrorreferenciada do grupo fortalece o aprendizado e o sentido das práticas educativas em espaços formais de ensino, em diálogo com as pessoas autoras da educação e da capoeira. Metodologicamente, adota-se uma abordagem qualitativa, do tipo participante. Conclui-se que a imersão das pessoas do Grupo no universo da capoeira, por meio de seus diálogos, saberes e fazeres,  é fundamental no processo de afirmação das identidades negras, enfatizando, igualmente, o papel das políticas de ações afirmativas, especialmente a Lei 10.639/2003.

Biografia do Autor

Dário Pereira João , UFPB/Mestre em Educação

Mestre em Educação pelo PPGE/UFPB e Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre do Grupo Capoeira Angola Palmares - Roger. 

Maria de Lourdes Farias Lima, UFRN/Doutoranda em Educação

Doutoranda em Educação pelo PPGED/UFRN. Mestra em Educação pelo PPGE/UFPB e Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba. Mestra do Grupo Capoeira Angola Palmares - Roger. 

Diego dos Santos Reis , Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto do Departamento de Fundamentação da Educação da Universidade Federal da Paraíba. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB e do Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da USP. Aluno de Mestre Dário e de Mestra Malu, do Grupo Capoeira Angola Palmares - Roger. 

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

Pereira João , D., de Lourdes Farias Lima, M., & dos Santos Reis, D. (2025). As voltas do mundo entre a capoeira e a educação formal: reflexões a partir do diálogo do/a Mestre/a e da Lei 10.639/2003. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(2), 562–582. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9654