As voltas do mundo entre a capoeira e a educação formal
reflexões a partir do diálogo do/a Mestre/a e da Lei 10.639/2003
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9654Palavras-chave:
Capoeira, Lei 10.639/2003, Educação escolar, Identidade Negra, Ensino SuperiorResumo
O ensaio propõe uma reflexão sobre a intersecção entre a educação em espaços formais e capoeira enquanto manifestação cultural afro-brasileira praticada por crianças, jovens e adultos do Grupo Capoeira Angola Palmares, no Roger, em João Pessoa/PB. O objetivo é analisar como a vivência no Grupo de Capoeira tem mobilizado os jovens e os adultos no acesso ao ensino médio e superior, impulsionado por políticas públicas de ações afirmativas. Trata-se de compreender como a educação afrorreferenciada do grupo fortalece o aprendizado e o sentido das práticas educativas em espaços formais de ensino, em diálogo com as pessoas autoras da educação e da capoeira. Metodologicamente, adota-se uma abordagem qualitativa, do tipo participante. Conclui-se que a imersão das pessoas do Grupo no universo da capoeira, por meio de seus diálogos, saberes e fazeres, é fundamental no processo de afirmação das identidades negras, enfatizando, igualmente, o papel das políticas de ações afirmativas, especialmente a Lei 10.639/2003.
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