“E eu não sou uma criança?”

por uma educação infantil contra-adultocêntrica e contracolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9655

Palavras-chave:

Educação Infantil, Infâncias Negras, Contracolonial, Adultocentrismo, Relações Étnico-Raciais

Resumo

O artigo objetiva contribuir com os debates da pedagogia da infância, partindo da crítica às desigualdades enfrentadas pelas crianças negras no Brasil, diante de uma sociedade estruturada pela colonialidade e pelo adultocentrismo. A metodologia segue uma perspectiva ensaística alinhada aos estudos contracoloniais e emancipatórios das infâncias, baseada em uma ético-ontoepistemologia ativista. Em diálogo com obras de autores/as que tensionam a matriz eurocêntrica da ciência hegemônica e os modelos universalistas das infâncias, aponta-se que o Estado brasileiro tem se mostrado historicamente em dívida com as crianças negro-periféricas e, mesmo no período pós-redemocratização, há um recrudescimento da violência endereçada a elas, com consequências notórias em seus itinerários formativos. Trata-se, por fim, de destacar como as práticas pedagógicas antirracistas na educação infantil são fundamentais para o enfrentamento da necropolítica e das necroinfâncias.

 

Biografia do Autor

Otavio Henrique Ferreira da Silva, UEMG

Doutor e mestre em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, licenciado em pedagogia pela Universidade de Uberaba e em matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, bacharel em administração pela Faculdade Pitágoras de Betim. É professor da Universidade do Estado de Minas Gerais, no Departamento de Educação, Campus Helena Antipoff - Ibirité/MG e professor e coordenador do Mestrado em Segurança Pública e Cidadania - Faculdade de Políticas Públicas - FaPPGeN/UEMG. Líder dos grupos de estudos e pesquisas "Infâncias, Matemáticas e Relações Étnico-Raciais" - IMERER/CNPq e "Grupo de Estudos Periféricos" - GEP. Pesquisa, ministra aulas e cursos sobre os temas: "educação infantil", "Infância", "periferia", "educação para as relações étnico-raciais", "decolonialidade", "contracolonialidade", "emancipação", "gestão democrática", "cidadania", "democracia", "formação de professores", "o legado de Paulo Freire" e "etnomatemática". Filiado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED e à Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as - ABPN. Bolsista de Produtividade em Pesquisa - PQ/UEMG. E-mails: hotaferreira@gmail.com ou otavio.silva@uemg.brs e artigos sobre a área da educação no Brasil. 

Diego dos Santos Reis , UFPB

Diego dos Santos Reis é doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6977-7166.  E-mail: diegoreis.br@gmail.com

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Publicado

2025-07-31

Como Citar

Ferreira da Silva, O. H., & dos Santos Reis , D. (2025). “E eu não sou uma criança?”: por uma educação infantil contra-adultocêntrica e contracolonial. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(1), 8–30. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i1.9655