Entre muros, elos e pontes na Pós-Graduação exclusiva para indígenas na Amazônia
experiências indígenas no PPGLI/UFAC
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9660Palavras-chave:
Direitos indígenas, Desafios de estudantes indígenas, Educação InclusivaResumo
No presente artigo, trazemos reflexões sobre experiências de estudantes indígenas no programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Identidades - UFAC, onde foi criado uma turma exclusiva de Mestrandos e Doutorandos, através de um edital que atende os conceitos estipulados pela ONU, quando em 2019 é feita a criação da Década Internacional das Línguas Indígenas (DILI). O estudo explora os desafios, as barreiras culturais e linguísticas no ambiente acadêmico e traz a importância da ação do PPGLI enquanto um marco histórico de direitos aos indígenas e para uma educação inclusiva. É trazido a exterioridade as dificuldades, revelando os "muros", os "elos e pontes" no cursar pós-graduação e no enfrentamento para garantir o direito à educação. Os indígenas relatam a certeza que podem contribuir para garantir seus direitos, e deixam latente nos relatos, que políticas afirmativas como essa, garantem a inclusão, o direito e a permanência na pós-graduação nas Universidades brasileiras.
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