Entre muros, elos e pontes na Pós-Graduação exclusiva para indígenas na Amazônia

experiências indígenas no PPGLI/UFAC

Autores

  • Mário Sérgio Silva de Carvalho PPGLI/UFAC
  • Maria de Jesus Morais UFAC /PPGLI

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9660

Palavras-chave:

Direitos indígenas, Desafios de estudantes indígenas, Educação Inclusiva

Resumo

No presente artigo, trazemos reflexões sobre experiências de estudantes indígenas no programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Identidades - UFAC, onde foi criado uma turma exclusiva de Mestrandos e Doutorandos, através de um edital que atende os conceitos estipulados pela ONU, quando em 2019 é feita a criação da Década Internacional das Línguas Indígenas (DILI). O estudo explora os desafios, as barreiras culturais e linguísticas no ambiente acadêmico e traz a importância da ação do PPGLI enquanto um marco histórico de direitos aos indígenas e para uma educação inclusiva. É trazido a exterioridade as dificuldades, revelando os "muros", os "elos e pontes" no cursar pós-graduação e no enfrentamento para garantir o direito à educação. Os indígenas relatam a certeza que podem contribuir para garantir seus direitos, e deixam latente nos relatos, que políticas afirmativas como essa, garantem a inclusão, o direito e a permanência na pós-graduação nas Universidades brasileiras.

Biografia do Autor

Maria de Jesus Morais, UFAC /PPGLI

Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2008) e Pós-Doutorado em Geografia Humana pela USP (2017-2018). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), e Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (licenciatura, 1993/bacharelado em 1994), docente da Universidade Federal do Acre, com atuação nos cursos de graduação em Geografia e no programa de Pós-Graduação: Mestrado em Geografia e Mestrado e Doutorado em Letras: linguagens e identidade. E-mail: maria.morais@ufac.br

Referências

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

Silva de Carvalho, M. S., & de Jesus Morais, M. (2025). Entre muros, elos e pontes na Pós-Graduação exclusiva para indígenas na Amazônia : experiências indígenas no PPGLI/UFAC. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 8(2), 838–860. https://doi.org/10.36704/sdhe.v8i2.9660